sexta, 18 de setembro de 2020

São Gonçalo institui Dia Municipal da Fibromialgia

fibromialgia. foto: div
Fibromialgia. Foto: Divulgação

São Gonçalo instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia, que será celebrado em 12 de maio. A informação foi publicada no Diário Oficial do município, nesta terça-feira (14).

A fibromialgia é uma doença que atinge cerca de 5% da população mundial, afetando principalmente as mulheres. A síndrome ocasiona dores em todo corpo por longos períodos, causando sensibilidade nas articulações, músculos e tendões.

A doença, no entanto, ainda tem causas desconhecidas e não é detectada em exames. O distúrbio fez, inclusive, com que a cantora Lady Gaga cancelasse, em 2017, a participação no festival Rock in Rio, após revelar que sofre de fibromialgia.

A data constará no calendário oficial de eventos do Município de São Gonçalo. Segundo o texto, o Poder Executivo enviará esforços por meio de suas Secretarias para a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão, na comemoração do dia instituído, que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença.

“A ideia da Lei é, principalmente, levar informações para as pessoas que não têm conhecimento da doença e, além disso, instituir a preferência em filas e vagas de estacionamento. Existe hoje uma associação nacional, chamada Anfibro, que cuida desses aspectos e vários municípios do Brasil já tinham tido esse mesmo tipo de legislação aprovada. A Anfibro busca ajudar os parentes e pessoas que, de alguma forma, possuem a doença e não sabem como agir. Eu fui procurado por eles e apresentamos esse Projeto de Lei na Câmara”, disse o vereador Jalmir Junior, responsável pelo Projeto de Lei (PL).

Segundo a Lei, ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas, obrigadas a disponibilizar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia. As empresas comerciais que recebem pagamentos de conta e bancos deverão incluir os portadores da fibromialgia nas filas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes.

Também será permitido aos portadores de Fibromialgia estacionar em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e deficiente no município de São Gonçalo. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão e adesivo expedido pelo Executivo Municipal, por meio de comprovação médica.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “São Gonçalo institui Dia Municipal da Fibromialgia

  1. Tenho fibromialgia a 17 anos..sofro muitas dores..fiz vários tratamentos..e a idade avançando só piora.Tenho várias amigas q tem.Gostaria q fosse reconhecida como uma doença de limitações..principalmente para quem trabalha fora..aposentadoria ..como faço para entrar com pedido na Câmara da minha cidade..moro no interior de São Paulo..desde já agradeço..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *