quarta, 21 de outubro de 2020

São Gonçalo tem 200 pacientes curados da Covid-19

O mais recente boletim epidemiológico revela a existência de 1.096 casos confirmados e 142 óbitos por coronavírus. Foto: Divulgação – Ascom SG

São Gonçalo registrou mais duas mortes em decorrência do novo coronavírus, nesta segunda-feira (25), chegando a 142 óbitos no total. As novas vítimas fatais são homens, sendo um de 97 anos, morador de Santa Isabel; e outro de 57 anos, morador da Parada 40, conforme revelou a Secretaria Municipal de Saúde, no início desta noite.

Em relação ao número de infectados pela Covid-19, São Gonçalo contabiliza 1.096 confirmados até esta segunda, sendo 70 pacientes a mais do que no sábado, quando foi divulgado o último boletim epidemiológico. Desse total, 200 pacientes já foram curados.

Porém, estes números podem ser ainda maiores, pois a prefeitura investiga ainda outros 6.634 casos suspeitos. Já foram descartados 621 casos, de acordo com a mais recente divulgação do painel coronavírus.

Altas médicas

A aposentada Dalva de Oliveira Caldas, de 81 anos, ganhou uma festa da família ao deixar o Hospital Municipal Luiz Palmier, no Zé Garoto, na tarde deste domingo (24). Internada desde o dia 6, depois de apresentar sintomas graves do Coronavírus, ela e mais sete pacientes foram curados e também deixaram a unidade sobre aplausos dos funcionários e do carinho dos familiares.

O domingo foi de vai e vem na rampa que dá acesso as enfermarias e ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Maqueiros, enfermeiros e médicos aplaudiram a saída de outros sete pacientes curados do Covid-19.

José Ferreira de Araújo, de 75 anos, morador do bairro Lagoinha, também ganhou abraços dos familiares ao deixar o Hospital Luiz Palmier, que há dois meses virou referência no atendimento e tratamento de pessoas com Coronavírus.

Mais leitos

O Hospital Municipal Luiz Palmier, no Zé Garoto, referência no atendimento a pacientes com Coronavírus em São Gonçalo, abriu nesta segunda-feira (25) mais 11 leitos de enfermaria. Eles irão atender a pacientes que buscaram atendimento no Pronto Socorro Central, nas UPAs de Nova Cidade e de Pacheco e aguardavam por internação.

O planejamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza os novos leitos com toda infraestrutura necessária, como monitores e respiradores.

“Estamos abrindo novos leitos gradativamente e com responsabilidade. Na semana passada abrimos oito de CTI no Pronto Socorro Infantil e outros 15 no Luiz Palmier. Na próxima semana queremos abrir as enfermarias no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, que terá capacidade de internar até 70 pacientes”, explicou o prefeito José Luiz Nanci.

Ao percorrer o Hospital Luiz Palmier ao lado do diretor da unidade, Eraldo Soares, o prefeito determinou a abertura, agora, de mais leitos de Centro Tratamento Intensivo (CTI).

“A enfermaria 1 está sendo preparada e recebendo equipamentos e nos próximos dias teremos uma outra unidade intensiva. Não quero ver paciente aguardando por vagas nas nossas emergências. Estamos trabalhando para atender a todos os pacientes”, garantiu o prefeito.

Em São Gonçalo, a população está recebendo atendimento nas unidades de urgência e emergência – prontos socorros Central e Infantil, UPAs de Nova Cidade e Pacheco e no Centro de Triagem do Zé Garoto – e encaminhadas para o Hospital Luiz Palmier, através do setor de regulação.

Capacitação permanente

Técnicos de enfermagem contratados na manhã desta segunda-feira (25) para trabalharem no Hospital Luiz Palmier, passaram por treinamento. Todos os profissionais receberam treinamento de uso correto de bomba infusora, segundo afirmou o Executivo.

“Eles também receberam orientações sobre os cuidados no tratamento ao paciente com coronavírus e a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) que o hospital disponibiliza para todos os funcionários”, afirmou a Prefeitura, por meio de nota.

Coronavírus no Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro disse ter registrado até esta segunda-feira (25), 39.298 casos confirmados e 4.105 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 986 óbitos em investigação e 240 foram descartados. Até o momento, entre os casos confirmados, 31.687 pacientes se recuperaram da doença.

Publicado às 18h33.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *