quarta, 02 de dezembro de 2020

Saúde realiza testes rápidos em Alcântara

Com a chegada do carnaval, o trabalho de diagnóstico e prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foi reforçado pela secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo. Nesta terça-feira (26), a equipe da coordenação de municipal do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, realizará a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites na Rua Yolanda Saad Abuzaid (em frente ao prédio do relógio), em Alcântara, das 9h às 13h. 

A realização do teste dura aproximadamente 20 minutos. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

“O trabalho de conscientização é permanente. Além dessas ações, realizamos diariamente as testagens em 21 Centros de Testagem Rápidas em unidades de Atenção Básica da cidade. O mais importante, é que as pessoas se previnam contra essas infecções utilizando camisinha. Isso é essencial”, declarou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes. 

No último sábado (23), a equipe realizou os testes em diversos foliões presentes na apresentação da tradicional Banda do Zé Garoto, na praça de mesmo nome. 

“Quando o teste dá resultado positivo para HIV, sífilis ou hepatites B ou C, o paciente é encaminhado diretamente para uma de nossas unidades que realizam o atendimento e disponibilizam toda assistência necessária, que são a Clínica do Barro Vermelho, o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal”, afirmou a coordenadora da pasta, Evelin Mendonça. 

Dados da coordenação municipal do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais mostram que de janeiro a novembro deste ano, 461 pessoas foram diagnosticadas com Aids em São Gonçalo. Segundo a coordenadora da pasta, Evelin Mendonça, 2272 pacientes estão em tratamento contra a doença no município. 

O processo de realização dos testes dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste, com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado.

Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico.

Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. 

A Coordenação Municipal de UST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no e-mail [email protected]

Lista de unidades que realizam testes rápidos

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; USF Ana Nery, Gradim; Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto; Clinica Gonçalense do Mutondo; USF Josyandra de Moura, Galo Branco; USF Irmã Dulce, Trindade; USF Bandeirantes; Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; Clínica da Família de Marambaia; Polo Sanitário jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; USF Leôncio Corrêa, Fazenda dos Mineiros; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; Clínica Euryclides Zerbini, Arsenal; Polo Sanitário Rio do Ouro; USF Coelho, USF Largo da Ideia; USF Apollo III; USF Pastor José Marcos Alves, Lindo Parque; USF José Avelino de Souza, Tribobó; USF Getúlio Vargas, Boa Vista. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Saúde realiza testes rápidos em Alcântara

  1. Otimas ideias, Obrigada pela ajuda seu artigo me ajudou bastante a se tornar uma pessoa melhor eu tenho um site sobre o mesmo assunto se possivel faz uma visitinha la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *