sexta, 30 de outubro de 2020

Saúde reforça recomendação de cuidados no verão

Com a chegada da estação mais quente do ano, em que as temperaturas costumam alcançar a marca dos 40 graus, algumas doenças como insolação, desidratação e intoxicação alimentar podem se tornar bastante frequentes. Para evitar esse tipo de indisposição, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói orienta a população sobre os cuidados necessários para aproveitar o verão sem riscos de transformar as férias em lembranças ruins.

A temperatura alta é um dos fatores que pode contribuir nos casos de intoxicação alimentar. O clínico e geriatra Ubiratan Moreira Ramos explicou que é necessário estar sempre atento à segurança, qualidade e conservação dos alimentos e aos sintomas da doença.

Com a chegada do verão, as praias ficam lotadas neste período (Foto: Colaboração Anderson Justino)

“A intoxicação é causada pelo consumo de comida e água contaminadas. É importante manter condições adequadas de higiene e conservar corretamente os alimentos para evitar o problema. Os principais sintomas são diarreia, náuseas e vômitos, que podem levar à desidratação”, detalhou.

Outro fator que causa desidratação é a exposição prolongada ao sol, que também pode causar a insolação. “Nesse caso, a recomendação é beber ao menos dois litros de água por dia, sempre aplicar o protetor solar antes de se expor ao calor e evitar as horas com maior concentração solar, entre 11h e 16h, além de usar chapéus, óculos de sol e roupas leves”, observou o médico.

Em caso de emergências, a rede municipal de saúde conta com unidades e profissionais para a assistência médica necessária.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *