sábado, 24 de outubro de 2020

Segundo dia do novo normal com saldo positivo em Niterói

No horário proibido, a determinação tem sido respeitada. Foto: Twitter/Rodrigo Neves

O plano de retomada gradual das atividades em Niterói, chamado pela Prefeitura de ‘novo normal’ chegou a segundo dia com saldo positivo, segundo avaliação do prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT). A movimentação no calçadão de Icaraí, o mais popular da cidade, foi similar ao dia anterior: mais intenso pela manhã e vazio à tarde, como prevê os horários permitidos.

Em seu perfil pelas redes sociais Rodrigo Neves aproveitou para agradecer aos cidadãos, por respeitarem os decretos municipais e contribuírem para a diminuição na contaminação do novo coronavírus em Niterói. Dentro do panorama de cores, estabelecido pela prefeitura, o município está atualmente na cor laranja o que representa ‘Atenção Máxima’.

“As medidas de combate à pandemia do Covid-19 são baseadas na ciência e indicadores sanitários transparentes, mas a taxa de transmissão do coronavírus depende da conscientização de todos cidadãos sobre a importância de reduzir presença nas ruas, usar máscara e redobrar a higiene”, escreveu o prefeito nas redes.

Conforme noticiado pelo Plantão Enfoco, em duas reportagens, na última quinta-feira (21), a movimentação de pessoas no calçadão da Praia de Icaraí seguiu o mesmo padrão desta sexta-feira. O movimento mais intenso de atividades físicas na orla da Zona Sul ficou para o período permitido para pessoas até 60 anos, entre às 6h e 9h. Na parte da tarde, em que o trânsito de pessoas é proibido entre 11h e 16h, o decreto foi respeitado.

Para os idosos (pessoas acima de 60 anos), população majoritária do bairro de Icaraí, o horário regulamentado é de 9h às 11h. Na parte da tarde, as atividades físicas individuais na orla são permitidas entre 16h e 22h. No entanto, esportes coletivos, como futebol, vôlei e altinha continuam proibidos. De acordo com a Prefeitura, a Guarda Municipal faz um trabalho de orientação na orla de Icaraí e também na Região Oceânica, além de distribuir máscaras.

Obrigatoriedade

Apesar da liberação de horários nos calçadões, está em vigor desde quinta-feira (21) a obrigatoriedade do uso de máscaras, sujeito a multa. A Lei 3499/2020 determina que a Guarda Municipal poderá multar em R$ 180 quem não estiver utilizando máscara. Os recursos serão aplicados em leitos públicos de pacientes graves de Covid-19.

Cores

Niterói adotou um sistema de cores para identificar os estágios do combate ao coronavírus na cidade. Os estágios terão as cores preta (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *