quarta, 02 de dezembro de 2020

Semana de alerta para evitar afogamentos em Maricá

Agentes da Defesa Civil já realizam prevenções de afogamento na cuidado. Foto: Karina Cruz

A cidade de Maricá terá uma semana dedicada a prevenção do afogamento. O município, que possuí 46 km de praias, registrou apenas em setembro, 99 socorros e 8.298 prevenções. A lei de origem do vereador de oposição Ricardinho Netuno (Cidadania) prevê que a data seja comemorada anualmente a partir do dia 25 de novembro.

A data já é comemorada em todo Brasil pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). De acordo com a instituição, cerca de 15 brasileiros morrem afogados diariamente, seja em praias, piscinas, rios, lagoas e até mesmo em inundações.

Em Maricá, durante a semana de prevenção, poderá ser intensificada a vigilância por parte de Guarda-Vidas e Defesa Civil, com o fornecimento de equipamentos para salvamentos, bem como a sinalização informativa acerca das condições de segurança das praias da cidade.

Poderão ser realizadas também, assim como acontece no Sobrasa, campanhas de conscientização quanto às características das praias e os perigos do mar, bem como, noções de primeiros socorros. Para a melhor realização das atividades, a Prefeitura de Maricá poderá buscar parcerias com o setor privado e público para provimento de recursos.

A cidade já possui projetos de prevenção realizados pela Defesa Civil de Maricá, como o ‘Onda Certa’ que reúne crianças e adolescentes para aulas de educação física, primeiros socorros, educação ambiental e noções de mar. Sancionada e publicada no dia 5 de outubro pelo prefeito Fabiano Horta (PT), a lei está em vigor desde o último dia 28.

De acordo com a Defesa Civil, os banhistas devem estar atentos às crianças – principais vítimas de afogamento, na faixa etária de 0 a 14 anos -, evitar a ingestão de bebida alcoólica, ficar sempre atento às sinalizações, evitar áreas com pedras e trânsito de embarcações e procurar sempre a orientação do Guarda-Vida para saber o melhor lugar para mergulho.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *