Cidades

Semana será de tempo instável em Maricá

Foto: Karina Cruz

A semana começou com chuva e deve se estender até a próxima sexta-feira (12), em Maricá. É o que aponta o meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Wanderson Silva. 

"Por enquanto, espera-se que a chuva siga caindo com regularidade no estado do Rio de Janeiro. A chuva desse último fim de semana e desse início de semana está associada ao estabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul", explicou.

O meteorologista destacou também que, aos poucos, nos próximos dias, as temperaturas voltarão a subir gradualmente. 

"Mesmo assim, as pancadas típicas de verão ainda deverão acontecer. No final da semana já teremos calor de mais de 30°C", apontou. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve ficar com instabilidade até sexta-feira (12). Para esta segunda-feira (8), a previsão para Maricá é de muitas nuvens e pancadas de chuva, que devem se manter entre o período da tarde e noite. A previsão é que também ocorra trovoadas. A temperatura mínima deve ficar em torno de 20ºC e a máxima em 26ºC. 

gari, chuva, maricá
A gari Rosilene Jesus de Oliveira, de 50 anos, comemorou a mudança climática. Foto: Karina Cruz

Alegria de muitos, a chuva representa não só a diminuição do calor, mas também um alívio na hora do trabalho. Rosilene Jesus de Oliveira, de 50 anos, trabalha como gari há um ano e meio. Na manhã desta segunda-feira (8), ela estava no serviço de varrição e comemorou a virada do tempo. 

"Para gente que trabalha na rua o sol forte é muito castigante. Então, eu prefiro que chova, porque fica muito mais tranquilo. Graças a Deus não está aquele temporal. Espero que esse tempinho bom continue por mais tempo", afirmou. 

Ressaca

No fim de semana, o Centro de Hidografia da Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral do estado. De acordo com a Defesa Civil de Maricá, o fenômeno ocorreu nas praias do município.

Ainda segundo a Defesa Civil, a permanência na faixa de areia não é recomendada até quarta-feira (8), por conta dos riscos. 

Rodrigo Figueiredo, instrutor de bodyboard, contou que as ondas atingiram o tamanho de dois metros no domingo (7).

"Podemos dizer que a ressaca durou apenas 24 horas e o mar já está perdendo força. Nesta segunda, as ondas estão em torno de um metro, o que é considerada a baixa pós-ressaca", pontuou.

< 'Não tem sido fácil assistir', diz namorada de Lumena Torcedor vai à Justiça por rebaixamento do Flamengo <