Cidades

Semana será de tempo instável em Niterói

Frio, chuva, Niterói, frente fria
A previsão é de chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo desta segunda-feira (7). Foto: Pedro Conforte

A formação e permanência de uma Zona de Convergência de Umidade na região Sudeste, entre este domingo (6) e a próxima quarta-feira (9), irá manter o tempo instável em Niterói, com chuvas moderadas, ocasionalmente fortes nestes períodos, podendo ocorrer acumulados elevados em alguns pontos, informou a Defesa Civil do município.

Nesta segunda-feira (7), por exemplo, o tempo permanecerá instável na cidade. A previsão é de chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo do dia, podendo haver acumulados elevados de chuva em alguns pontos de Niterói.

As temperaturas se manterão estáveis e o vento com intensidade fraca/moderada. São esperados acumulados elevados de chuva a partir do final deste domingo e ao longo da segunda-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disse que entre os dias 9 e 17 na Região Sudeste, as chuvas devem ocorrer principalmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo e no norte de São Paulo, com acumulados podendo variar entre 50 e 120 mm.

As temperaturas deverão ficar elevadas até a terça (8) em grande parte do Brasil, com previsão de valores próximos aos 40°C. Porém, nas regiões Sul e Sudeste, devido a presença de nebulosidade e das chuvas, parte dessas regiões deve ter suas temperaturas máximas atenuadas, ficando abaixo dos 26°C, aponta o Inmet.

A Defesa Civil de Niterói alerta para as seguintes orientações:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas;

< Mesmo com proibição, show em São Gonçalo reúne milhares de pessoas Homem que matou cabo da PM em Mesquita é preso no Rio <