terça, 27 de outubro de 2020

Servidores da Saúde protestam no Centro de Niterói

Protesto foi realizado nesta terça-feira. Foto: Clever Felix/SINTUFF

Profissionais de saúde do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, fizeram nesta terça-feira (12) um ato em homenagem a três funcionárias da unidade que perderam as vidas devido à Covid-19. Cruzes foram usadas como reivindicações e pedido de testagem para todos, defesa do SUS, pelo isolamento social, por Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para todos e pela contratação de mais profissionais.

O protesto foi parte de uma série de manifestações em diversos hospitais pelo país, tendo como referência o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta terça-feira (12). As servidoras e os servidores presentes no ato estenderam uma faixa com os dizeres:

“Coronavírus mata! E os governos matam mais ao cortar verbas da saúde”

Os servidores presentes no ato portavam cruzes com nomes de Maria Ignez Marques Procópio, Luciana Roberto de Souza e Célia Bastos Pereira, vítimas da Covid-19 em Niterói. O protesto foi conduzido pela coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), com apoio de frentes e entidades sindicais.

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh, desde abril de 2016, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais. Procurada, a empresa e o MEC ainda não se pronunciaram sobre os protestos.

Publicada às 19h40

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *