sábado, 24 de outubro de 2020

SG abre inscrições para centro de referência em autismo

Inscrições podem ser feitas no próprio centro. Foto: Prefeitura de SG/Divulgação

O Centro de Referência Municipal em Autismo de São Gonçalo, localizado no Gradim, abriu nesta segunda-feira (20) as inscrições para os interessados em participar do sorteio que dará direito à efetivação da matrícula para crianças e jovens com autismo. Serão oferecidas 70 vagas para os alunos matriculados na Rede Pública Municipal e 30 para as demais redes (estadual e privada). Também haverá um cadastro reserva com 100 vagas, sendo 50 para os alunos da Rede Pública Municipal.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31, das 8h às 17h, no próprio Centro, na Avenida Washington Luiz, 979, no Gradim, próximo à Igreja São José Operário. Para se inscrever basta apresentar documento de identidade do responsável e certidão de nascimento do aluno, caso o mesmo ainda não tenha Carteira de Identidade. O sorteio será realizado no dia 7 de junho, na presença de representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, pais e responsáveis, para que seja garantida a transparência e a lisura do processo. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, as estatísticas mostram que hoje a cada 59 crianças que nascem, uma é autista. “O tratamento é fundamental e nos orgulhamos de poder colaborar com as famílias que enfrentam esta dificuldade, oferecendo atendimento em nosso Centro de Referência”, ressaltou o secretário. 

Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Referência Municipal em Autismo vai oferecer atendimentos com clínico, pediatra, neurologista, nutricionista, assistente social, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, além do atendimento educacional especializado, com salas de recursos e terapias multidisciplinares. 

“É importante lembrar que para estar aqui no Centro de Referência em Autismo, a criança ou jovem deve estar matriculado na rede pública ou na privada, seja no ensino regular ou na EJA”, ressaltou a diretora do Centro, Verônica de Sá Machado Amorim, acrescentando que o atendimento para as inscrições está contando com a ajuda dos terapeutas do Centro. “Estamos fazendo um verdadeiro mutirão para que o atendimento seja realizado da melhor maneira possível”, afirmou Verônica. 

No primeiro dia de inscrições, até as 10h30, mais de 30 pessoas já tinham sido atendidas. Entre elas, Natália de Carvalho Neves, moradora do bairro Mutuapira e mãe de um menino de 5 anos e meio, que precisa muito do atendimento especializado do Centro. “No momento, meu filho está sem assistência e se conseguirmos uma vaga aqui vai ser perfeito. Estou com muita esperança”, disse Natália. 

Para a subsecretária municipal de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, a expectativa é que sejam feitas mais de mil inscrições. “A demanda de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido crescente e isso determinou a criação do Centro de Referência. Nosso objetivo é oferecer atendimento de qualidade, com base nos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer”, concluiu Tatiana.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *