quarta, 21 de outubro de 2020

Shoppings iniciam novo horário em Niterói e SG

Apesar da abertura, o movimento foi fraco em shoppings de Niterói. Foto via Grupo Plantão
Apesar da abertura, o movimento foi fraco em shoppings de Niterói. Foto via Grupo Plantão
Enfoco

Apesar da recomendação feita em decreto pelo pelo governador do Estado do Rio, Wilson Witzel (PSC), nesta segunda-feira (16), shoppings de Niterói e São Gonçalo continuaram com as lojas de portas abertas nesta terça (17). Algumas unidades, no entanto, optaram pela redução do turno, devido a baixa do número de frequentadores. O Plaza Shopping e o Bay Market, ambos em Niterói, divulgaram que as lojas irão fechar a partir desta quarta-feira (18).

O decreto faz parte das medidas restritivas que o Governo do Estado anunciou depois da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), a respeito da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na última quarta-feira (11). Na última sexta-feira (13), Witzel já havia decretado o fechamento de cinemas, teatros e escolas, para evitar aglomeração de pessoas.

Nesta terça-feira (17), quem passou pelo Plaza Shopping e pelo Bay Market, ambos no Centro de Niterói, encontrou as lojas funcionando normalmente, no entanto, com movimentação bem inferior ao de costume nas unidades. No Bay Market, a quantidade de clientes diminuiu, principalmente, na Praça de Alimentação. Para a moradora de São Gonçalo, Nara Rocha, de 44 anos, o momento requer muito cuidado.

“É momento de precaução, pois esse vírus está crescendo muito rápido e a população precisa se resguardar, modificar a rotina e ficar em casa. Eu dei uma passada na loja porque saí do trabalho e tem coisas que não podemos deixar de lado”, disse a militar.

Em nota, o Bay Market informou que segue as orientações das autoridades públicas e que, a partir desta quarta-feira (18), irá operar de forma reduzida, por 15 dias, até o dia 2 de abril. Exclusivamente neste período, o horário passa a ser de 12h às 20h todos os dias, facultando aos lojistas a liberalidade de abrir os seus estabelecimentos.

‘Importante destacar que esta iniciativa reforça as medidas de prevenção que já temos tomado, como intensificar as rotinas de higienização e reforçar o treinamento com equipe de limpeza, além de triplicar o número de pontos de álcool em gel por toda extensão do shopping, principalmente nos acessos de entrada. As decisões anteriores do governo do Estado, tais como fechar cinemas e instituições de ensino, já foram cumpridas’, diz a nota.

Na noite desta terça (17) o Plaza Shopping informou que as lojas ficarão fechadas até o dia 1º de abril. Apenas serviços essenciais (como laboratório, clínicas e bancos) vão funcionar em horário especial, a partir das 12 horas. Além disso, farmácias, restaurantes, bares e lanchonetes estarão abertos entre 12h e 20h. O mesmo vale para o shopping Bay Market.

” A saúde e o bem-estar de nossos clientes, colaboradores e lojistas são importantes para a brMalls e para o NorteShopping, o Shopping Tijuca e o Plaza Niterói. Essas medidas vêm reforçar as iniciativas de conscientização e prevenção que já temos adotado”, informou a empresa responsável pela administração do Plaza Shopping.

São Gonçalo

Partage Shopping segue com lojas e restaurantes abertos. Foto: Plantão Enfoco

Na cidade com pouco de mais de 1 milhão de habitantes, a situação não foi diferente. Nesta terça-feira (17), unidades como o São Gonçalo Shopping, Partage Shopping e Pátio Alcântara funcionaram normalmente. Alguns deles, no entanto, já informaram aos lojistas sobre a redução de horários para os próximos dias.

Como é o caso do shopping Pátio Alcântara. A unidade informou que a partir desta quarta-feira (18) funcionará em horário reduzido, das 12h às 19h, e as praças de alimentação e restaurantes terão sua ocupação restringida a 30% da sua lotação.

“Entendemos que essas medidas refletem uma forma responsável de proteger o bem-estar de nossos clientes, lojistas, colaboradores e fornecedores diante da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19)”, declara Tatiana Antunes, coordenadora de Marketing do shopping.

Além disso, o Pátio também informou que tomou algumas providências contra a propagação do vírus, como o aumento da frequência e intensidade de limpeza e higienização dos espaços, sobretudo em áreas de alto contato, como corrimãos, sanitários e praça de alimentação, fraldários. Além da disponibilização de pontos de álcool gel e redução do atendimento da recomendação quanto ao distanciamento adequado das pessoas.

No São Gonçalo Shopping, no Boa Vista, o horário também foi reduzido para de 12h às 20h. O mesmo horário foi adaptado pelo Partage Shopping, no Centro, que informou que a iniciativa visa reduzir a circulação de pessoas, sem, todavia, paralisar totalmente as atividades econômicas.

Preocupados, os lojistas ainda esperam por uma decisão sobre o fechamento ou não das lojas para continuar trabalhando. No entanto, o medo de contágio é inevitável, de acordo com os trabalhadores.

“As pessoas também estão com uma diversidade de informações que na maioria não são concretas e acabam não sabendo o que fazer”, disse o gerente de uma loja que preferiu não se identificar.

Já a psicóloga Natanne Chaves, de 26 anos, precisou desafiar o pedido e isolamento social e aproveitou a pouca movimentação do shopping para ir às compras.

“Estou com medo dessa pandemia, mas precisava resolver umas coisas e aproveitei o dia para comprar um presente para meu marido que fará aniversário nesta semana e não sairá por conta da orientação de evitar aglomerações. Lá em casa, tenho pessoas no grupo de risco, então estamos fazendo toda a higienização necessária”, disse a moradora de São Gonçalo.

Colaboração: Matheus Merlim

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

9 thoughts on “Shoppings iniciam novo horário em Niterói e SG

  1. Bom dia,queria saber se o núcleo da farmácia vai está aberta aí no shopping Boa vista

  2. Gostei, e momento de nós precaver,assim também deveria ser nos supermercados pois está havendo super lotação de pessoas que agora não vão para os shoppings e vão lotar os supermercados colocando assim a vida de todos em risco ??

  3. Bom dia! Preciso pagar o meu cartão na nas lojas Riachuelo e Renner,preciso saber se estarão funcionando??

  4. Onde está a vigilância sanitária de Niterói, se não houver uma determinação direta, os lojistas que precisam pagar aluguel e condômino das lojas, não vão fechar.
    O prefeito de Niterói tem que ser mais eficiente nesse momento e fazer cumprir o decreto do governador.

  5. Não encontro resposta para a pergunta se hoje dia 30.06.2020, o plaza shopping está aberto, por favor atualize as informações .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *