sábado, 31 de outubro de 2020

Sintuff protesta a favor do isolamento social em Niterói

Protestantes se reuniram nesta quarta-feira (27). Foto: Marcelo Tavares

Um ato marcado contra o afrouxamento do isolamento social e contra o governo Bolsonaro foi realizado em frente à estação das barcas na Praça Arariboia, no centro de Niterói, na manhã desta quarta-feira (27).

De acordo com o coordenador jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Pedro Rosa, a manifestação é simbólica – apenas com poucas pessoas segurando faixas e distribuindo máscaras de proteção – e foi iniciada às 8h.

“Hoje (quarta-feira) é um dia para se proteger e protestar contra o governo que está mandando reabrir o comércio e não está investindo na saúde da população de modo geral. As pessoas estão vendo seus entes morrendo nos hospitais e o presidente Bolsonaro fazendo chacota e o prefeito Rodrigo Neves reabrindo o comércio”, disse Pedro com indignação.

Apesar do movimento ter contado com poucas pessoas – com o intuito de respeitar o protocolo de distanciamento social, segundo Pedro – das 500 máscaras que seriam distribuídas com a estampa ‘Fora Bolsonaro’, cerca de 400 foram entregues para a população em aproximadamente meia hora.

Foi o caso da atendente de lanchonete Monique Rangel, que estava indo para o Rio de Janeiro e aproveitou para garantir mais uma máscara de proteção contra o novo coronavírus.

“Eu só tenho uma e sempre estou usando a mesma, claro lavando sempre que termino de usar, mas com essa vou poder fazer um rodízio. Acaba sendo um ato benéfico para o povo de uma forma geral”, disse.

Reabertura parcial do comércio

Na última quinta-feira (21) foi autorizada a abertura parcial de calçadões de praias em Niterói e alguns estabelecimentos considerados não essenciais. São eles: serviços médicos odontológicos; fisioterapias; lojas de materiais hospitalares; de materiais de construção; óticas; e mecânicas de veículos e bicicletas.

Além disso, aqueles que já estavam abertos (padarias, supermercados, pets, farmácias e postos de combustíveis) continuam funcionando normalmente. Os salões de beleza e barbearias foram reabertos nesta segunda-feira (25).

Máscaras de proteção

A máscara de proteção é acessório obrigatório em Niterói e o descumprimento da utilização pode gerar uma multa de R$ 180 ao infrator.

Segundo a recomendação de profissionais de saúde, ela deve cobrir o nariz inteiro e descer até o queixo, de modo que não sejam formados vãos por onde as gotículas possam entrar. A máscara não deve ficar frouxa ou se mover no rosto, mas sim, se moldar a ele.

Especialistas alertam ainda que é preciso fazer a higienização das mãos, seja com sabão e água ou álcool em gel, antes de colocar a máscara e depois que retirar. É aconselhável que as mulheres evitem o uso de maquiagem, para não manchar e diminuir a filtração e o tempo de vida útil do item e os homens tirem a barba para não atrapalhar.

Publicada às 12h12

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *