quinta, 29 de outubro de 2020

SOS para doação de sangue em Niterói

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, está com baixo estoque de plaquetas. Além disso, o número de doadores de sangue reduziu devido às festas de fim de ano.

“Temos pacientes com doenças hematológicas, que fazem quimioterapia e precisam de plaquetas para fazer a coagulação do sangue. Mas as plaquetas retiradas do sangue doado só tem validade de cinco dias e temos que estar sempre coletando”, relatou Fernanda Azevedo, médica da hematologia.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento original de identificação com foto.

Os menores de 18 anos precisam de autorização escrita dos responsáveis legais (pai ou mãe) para realizar a doação. Homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação. Todo o processo dura, em média, uma hora.

No dia da doação, é recomendado que o doador compareça à unidade bem alimentado, evitando alimentos gordurosos. Também é necessário ter um repouso mínimo de seis horas anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes. Mulheres grávidas ou até 12 meses após o parto não podem doar.

De acordo com o Ministério da Saúde, existe uma restrição de um ano para doar para doadores que tenham feito tatuagem, isso porque a pessoa pode ter contraído algum vírus e durante esse período o vírus pode ficar incubado sem apresentar qualquer sintoma. Ao final desse prazo boa parte dos vírus comuns não resistem, podendo realizar a doação normalmente.

Em Niterói, o Hemocentro funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h. O telefone da central de atendimento é (21) 2629-9063. A unidade fica localizada no andar térreo do Huap, na Avenida Marquês do Paraná, 303, ao lado do ambulatório.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *