quarta, 23 de setembro de 2020

Suspeita de coronavírus em hospital particular de Niterói

Direção da unidade ainda não afirmou se o caso do paciente tem ligação direta com o coronavírus. Foto: Via Grupo Plantão Enfoco

Um paciente que teria apresentado sintomas semelhantes às pessoas infectadas pelo coronavírus foi internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), no Centro, e teve que ser conduzido à uma sala isolada. A informação foi confirmada pela unidade de saúde, na manhã desta terça-feira (4).

Segundo o hospital, ainda não se pode afirmar se o caso do paciente tem ligação direta com o coronavírus. De início, o CHN esclareceu apenas que há alguns indícios e que por isso o paciente passa por exames. Também garantiu que todos os protocolos estão sendo seguidos.

O Ministério da Saúde informou, na tarde desta terça-feira (4), que 13 casos suspeitos continuam sendo investigados no Brasil, sendo no Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2). Cinco desses casos estão na última fase de exames para confirmação da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que não tinha confirmação de município até às 11h30 desta terça (4). Questionado novamente, o órgão ainda não respondeu.

Grupo de resposta rápida

Na última semana, a Prefeitura de Niterói criou um grupo de resposta rápida responsável por tratar assuntos relacionados ao novo coronavírus.

Segundo o Executivo, a medida tem como objetivo garantir todos os cuidados e assistência necessária para eventuais casos que possam surgir no município. Até o último dia 30, a Fundação Municipal de Saúde não havia registrado casos da doença na cidade.

O vírus

O coronavírus é um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China. Segundo o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Nesta terça (4) a China informou que o novo coronavírus já infectou mais de 20 mil pessoas e causou mais de 400 mortes. Já a Comissão Nacional de Saúde da China anunciou 3.235 novos pacientes nas primeiras horas do dia, elevando o número total para 20.438.

O número de mortes causadas pelo vírus subiu para 425, depois de mais 64 pacientes terem morrido na província de Hubei, local que mais sofre com a epidemia.

Coronavírus fora da China

Fora da China continental, 185 infecções pelo novo coronavírus foram confirmadas em 26 países e territórios. Há 20 casos confirmados no Japão; 19 na Tailândia; 18 em Cingapura; 15 na Coreia do Sul; 15 em Hong Kong; 12 na Austrália e 11 nos Estados Unidos. Taiwan e Alemanha têm 10 casos cada; Macau, 9; Malásia e Vietnã, 8 cada; França, 6; Emirados Árabes Unidos, 5, e Índia, 3. O Canadá, a Itália, o Reino Unido, a Rússia e as Filipinas têm dois casos cada, ao passo que o Nepal, Camboja, Sri Lanka, a Finlândia, Suécia e Espanha têm um caso cada.

Em atualização…

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *