Cidades

Suspeitas de Coronavírus disparam em São Gonçalo

Cidade atingiu a marca de 75 pacientes sob análise. Foto: Ascom/SG

Se há uma semana, São Gonçalo, a segunda cidade mais populosa do Rio de Janeiro, detinha apenas quatro suspeitas do novo coronavírus (Covid-19), a situação mudou nesta terça-feira (17). A Prefeitura divulgou que monitora 75 casos suspeitos da doença. A cidade decretou situação de emergência pelo período de 180 dias e iniciou ações restritivas e medidas de prevenção contra a doença.

O município determinou a suspensão de eventos de massa, como atividades coletivas culturais, esportiva, comercial, religiosa, social ou política. A realização de cirurgias eletivas, com vistas à priorização dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para enfrentamento da pandemia, também podem ser suspensas a qualquer momento.

Na manhã desta terça-feira (17), equipes de Fiscalização de Posturas realizaram uma ação em conjunto com agentes do Batalhão de São Gonçalo (7° BPM), percorrendo os bairros de Alcântara e Centro, orientando os ambulantes a não atuarem nas ruas da cidade.

"Nós precisamos evitar aglomerações e desobstruir as ruas, desimpedindo o espaço público para que as pessoas tenham livre tráfego", explica o subsecretário de Posturas, Everson Fernandes.

Orientação à população

Como medida de informação, além de um site específico para o novo Coronavírus, e postagem em redes sociais, a Prefeitura também disponibilizou um áudio informativo em carros de som, mensagens em rádios comunitárias e nas 25 sirenes da Defesa Civil espalhadas pela cidade.

A mensagem que orienta a população a não irem para as ruas, cancelarem atividades esportivas, como futebol, e a não realizarem festas, pede para que os idosos também não saiam de casa.

Educação

O recesso escolar na Rede Municipal de Ensino foi adiantado para o período entre 16 e 27 de março, podendo o ato ser prorrogado conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

A suspensão das aulas engloba 110 unidades municipais e 33 instituições conveniadas. As unidades de ensino exercerão atividades administrativas neste período de recesso escolar, com funcionamento por meio de escala.

< Brasileiros na Itália: 'filas para enterrar familiares' Jordy é condenado pela Justiça a indenizar Felipe Neto <