segunda, 26 de outubro de 2020

Tartarugas na Praia de Icaraí

Quem passou pela Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, nesta quinta-feira (17) se deparou com a visita inusitada de tartarugas-verdes. Em vídeo, divulgado nas redes sociais, é possível ver ao menos três tartarugas da espécie nadando na orla da praia, entre as pedras de Itapuca e do Índio.

Répteis foram a sensação de quem passava pelo calçadão (Vídeo via Plantão Enfoco)

Segundo a bióloga marinha e responsável pelo projeto Aruanã, Larissa Araújo, a espécie – que vive na costa brasileira – está ameaçada de extinção, assim como as outras quatro espécies que existem no país.

“Elas utilizam nossas praias como área de alimentação e crescimento até atingirem a idade adulta. Elas se alimentam, principalmente, de algas, as quais estão disponíveis nos costões rochosos”, explicou.

Neste sábado (19), às 8h, membros do projeto e voluntários realizarão uma limpeza na Praia de Itaipu, com o objetivo de conscientizar as pessoas dos problemas causados pelo lixo aos animais marinhos, principalmente às tartarugas.

“A principal causa de morte desses animais é a interação com o lixo, seja pela ingestão ou emaranhamento”, informou.

A tartaruga-verde é encontrada na costa do Brasil (Foto: Projeto Tamar)

Projeto Aruanã

O Projeto Aruanã é uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF), que surgiu em 2009, com o objetivo de monitorar a presença e a qualidade de vida das tartarugas marinhas existentes na Baía de Guanabara e adjacência.

Sediado no Laboratório de Biologia do Nécton e Ecologia Pesqueira (Ecopesca), do Departamento de Biologia Marinha da UFF, o projeto procura não só trabalhar diretamente com as tartarugas, mas também conscientizar a população da cidade pela educação ambiental.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Tartarugas na Praia de Icaraí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *