sexta, 04 de dezembro de 2020

Taxa de recuperados da Covid-19 continua crescendo em Niterói

A cidade já alcançou a marca de 12.818 registros de pacientes recuperados do novo coronavírus. Foto: Pedro Conforte

Niterói já alcançou a marca de 12.818 registros de pacientes recuperados do novo coronavírus do início da pandemia até terça-feira (13), informou a Prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, são 13.478 casos confirmados da Covid-19. A cidade já teve 447 vidas perdidas por complicações da doença.

Ao todo o município tem 130 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados por profissionais de Saúde. Oitenta e três pacientes continuam hospitalizados.

A Prefeitura de Niterói ampliou os dias de funcionamento das academias, bares e restaurantes e permitiu a realização de eventos com música ao vivo. Outra decisão foi autorizar a retomada das atividades presenciais das escolas que oferecem cursos profissionalizantes, autoescolas e cursos de idiomas. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial do Município no último sábado (10) e já estão valendo.

Agora, as academias de ginástica também poderão funcionar nos domingos e feriados, das 7h às 14h, com funcionários e frequentadores seguindo os mesmo protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos para os demais dias da semana.

Os bares e restaurantes foram autorizados a funcionar nas sextas, sábados, domingos e vésperas de feriado até as 2h da madrugada. Bares e restaurantes também devem respeitar o distanciamento mínimo entre as mesas de 1,5 metro.

Uma novidade é a volta das apresentações com música ao vivo nos bares e restaurantes, mas sem aglomerações.

O uso de máscaras continua obrigatório na circulação em bares e restaurantes. Os consumidores podem retirar as máscaras na hora do consumo e músicos e cantores poderão ficar sem máscara apenas na hora das apresentações. Instrumentos musicais e equipamentos que forem compartilhados deverão ser higienizados a cada troca.

As apresentações ao vivo deverão ser suspensas em caso de sintomas de Covid-19 em músicos ou integrantes do staff ou temperatura acima de 37,2%. O profissional que testar positivo para Covid-19 ou com sintomas de síndrome gripal deve seguir a orientação de isolamento domiciliar de 14 dias a contar do início dos sintomas. Durante as apresentações, os músicos e evitar o compartilhamento de instrumentos e equipamentos.

Nos cursos com aulas presenciais autorizados a funcionar a taxa de ocupação máxima das salas será de 50% e todos os protocolos de segurança para a Covid-19 e distanciamento social deverão ser seguidos, com uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização periódica dos ambientes.

A Prefeitura vai manter a fiscalização sobre todos os estabelecimentos da cidade autorizados a funcionar e quem descumprir as determinações poderá receber advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição, suspensão de venda e/ou  de fabricação, cancelamento do registro, interdição parcial ou total, cancelamento de autorização para funcionamento e cancelamento de alvará e multas.

As praças de Niterói poderão ser reabertas a partir do dia 20 de outubro, com exceção para as quadras poliesportivas, que deverão permanecer fechadas. A autorização também foi publicada no Diário Oficial do último sábado (10).

Maricá

Maricá registra, até esta terça-feira (13), 4.237 casos confirmados e 127 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 4.008 pessoas e há no momento 102 casos ativos, além de 18 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde

São Gonçalo

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo não registrou óbito em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira (13). Dois óbitos foram confirmados nos últimos dias, chegando a 699 no total. O município apresenta, atualmente, baixo risco de contaminação.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 16.972 casos confirmados, 15.316 curados, 45 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 957 em quarentena domiciliar, 699 óbitos confirmados e sete óbitos em investigação.

Covidímetro: O índice leva em consideração o percentual de ocupação de leitos de UTI adulto dedicados ao Covid-19, pelo SUS; percentual de ocupação de leitos de enfermaria dedicados ao Covid-19, pelo SUS; taxa de variação de óbitos por semana; taxa de variação de pacientes internados por semana; e percentual de casos confirmados por Covid-19 nas duas últimas semanas. Atualmente, São Gonçalo permanece na fase 1, coloração amarela, com risco baixo de contaminação.

Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até esta terça-feira (13), 284.053 casos confirmados e 19.336 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 368 óbitos em investigação e 2.135 foram descartados. Entre os casos confirmados, 260.792 pacientes se recuperaram da doença.

Brasil

O Brasil chegou a 150.998 mortes em razão da pandemia de covid-19 – nas últimas 24 horas, foram registradas mais 309 mortes pela doença, causada pelo novo coronavírus. Na segunda (12), o número de óbitos desde o início da pandemia estava em 150.998. Ainda há 2.400 falecimentos em investigação.

Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada na noite desta terça-feira (13). O balanço é consolidado com base em informações enviadas pelas secretarias estaduais de Saúde a partir das ações de tratamento e monitoramento que desenvolvem.

O número de casos acumulados totalizou 5.113.628. Entre ontem e hoje, as secretarias de Saúde acrescentaram às estatísticas 10.220 novos diagnósticos positivos para covid-19. Até ontem, o número de casos acumulados estava em 4.526.975.

Ainda há 435.655 casos em acompanhamento. De acordo com o Ministério da Saúde, 4.526.975 pessoas já se recuperaram da doença.

O número de casos e de mortes é menor nos domingos e nas segundas-feiras por causa da limitação de sistematização dos dados e alimentação do painel do Ministério da Saúde pelas secretarias estaduais nos fins de semana.

Nas terças-feiras, os números diários tendem a subir pelo acúmulo de casos do fim de semana reportado neste dia. Com o feriado de ontem, nesta terça-feira, os dados refletem um acréscimo menor do que a média dos últimos dias.

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *