domingo, 20 de setembro de 2020

Temporal alaga pontos de São Gonçalo e Niterói

Avenida Presidente Kennedy, na altura do Centro de São Gonçalo, ficou alagada. Foto: Redes Sociais

As chuvas fortes do fim da tarde desta segunda-feira (3) deixaram pontos alagados em São Gonçalo e Niterói. A Defesa Civil de ambos municípios emitiram alerta de temporal e colocaram as cidades em estágio de ‘Atenção’.

Em São Gonçalo, moradores registraram alagamentos na Avenida Presidente Kennedy, na altura do Centro, que ficou tomada pela água no início da noite. Pelas redes sociais, populares também registraram alagamentos em bairros como Neves, Porto da Pedra, Mutuapira e Nova Cidade.

Na Avenida Jornalista Roberto Marinho, conhecida como Avenida Maricá, na altura do bairro do Colubandê, o trânsito ficou completamente parado por conta do acúmulo de água. Motoristas tiveram que se arriscar em meio a enchente, ou procurar alternativas para passar pelo local.

Confira das imagens:

Motoristas registraram o alagamento. Via Grupo Plantão Enfoco

Niterói

Já em Niterói, a chuva deixou ruas cheias da Zona Sul à Zona Norte. Em Icaraí, moradores registraram alagamentos em ruas como na Otávio Carneiro. Na Engenhoca, um verdadeiro rio se formou na Rua Vereador José Vicente Sobrinho.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que os maiores acumulados nos últimos 30 minutos (às 19h) foram registrados no Morro do Estado (17,6 mm); Jurujuba (11,6 mm) e Cavalão (11,4mm). Até às 19h, não foram registradas ocorrências graves relacionadas a deslizamentos e não houve acionamento de sirenes.

Equipes da Prefeitura de Niterói com funcionários da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e Companhia de Limpeza de Niterói estão atuam em diferentes pontos da cidade. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199. 

Já a Prefeitura de São Gonçalo ainda não respondeu se houve acionamento para ocorrência decorrente do temporal.

Transtornos

O forte temporal em São Gonçalo deixou, além de ruas alagadas, transtornos para motoristas, comerciantes e até frequentadores de um shopping. A água tomou conta do primeiro piso de estacionamento do Partage Shopping e clientes registraram o alagamento em vídeo.

Em uma das imagens, é possível ver que a água atinge até o hall de acesso às lojas, chegando à escada rolante. Uma usuária questiona: “Como eu vou embora desse jeito?”.

Procurada a administração do shopping confirmou o corrido e em nota afirmou “que as fortes chuvas que atingiram o município, causaram o colapso do sistema de drenagem da cidade e, consequentemente, afetaram o empreendimento, bem como os bairros adjacentes. O funcionamento do shopping não foi alterado”.

Confira as imagens abaixo:

Imagens foram gravadas por clientes. Via Grupo Plantão Enfoco

Bairros sem luz

Procurada, a Enel Distribuição Rio informou que a forte chuva registrada no fim da tarde desta segunda (3) causou a interrupção no fornecimento de energia em alguns pontos de São Gonçalo.

Por meio de nota, a concessionária afirmou que as localidades com mais registros de interrupção foram Porto da Pedra, Zé Garoto, Paraíso, Camarão e Centro. A companhia disse que reforçou o número de equipes em atendimento para fazer os reparos necessários e normalizar o serviço.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *