quarta, 02 de dezembro de 2020

Teste rápido de Covid-19 vai começar pela Zona Norte de Niterói

A prefeitura estima fazer 50 mil testes durante a pandemia. Foto: Ascom Niterói/Luciana Carneiro

A testagem para detecção de Covid-19 em larga escala para pacientes com suspeita da doença começa a partir desta sexta-feira (17) em Niterói. Prevista inicialmente para começar nesta quarta, conforme publicado no Diário Oficial, profissionais de saúde, serão os primeiros a fazer os testes, além de moradores da Zona Norte.

Segundo a Prefeituras a testagem vai começar pelos bairros: Fonseca, Caramujo, Viçoso Jardim e Cubango.

Ainda sobre os testes, a primeira região escolhida foi a Região Norte 1, do Programa Médico de Família.

“Através de uma análise do Programa de Médico de Família, começamos nesta sexta e iremos expandido a testagem para outras regiões, em três meses atingirá um publico bem representativo. Serão 50 mil testes ao longo da pandemia”

prefeito Rodrigo Neves

Os testes serão aplicados em pacientes que apresentarem sintomas leves, sem necessidade de hospitalização. O teste rápido sorológico somente será realizado a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Por conta disso, o Governo Municipal informa que os profissionais de saúde passaram por um rigoroso treinamento para seguir todos os protocolos. Além da Secretaria de Saúde, participaram da elaboração dos protocolos a Fiocruz e as universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Centro de Isolamento

No anunciou feito pelo prefeito Rodrigo Neves na noite desta quinta (16) ele informou também que a partir deste final de semana a cidade contará com o primeiro centro de isolamento para receber pessoas contaminadas que não possuem condições de fazer isolamento em domicílio.

O prefeito não deu detalhes sobre o local e quantos Niterói terá, mas afirmou que a partir deste final de semana um já estará em operação.

“Aqueles que infelizmente que têm situações domiciliares precárias não tem como fazer o isolamento e podem infectar toda sua comunidade. Essas pessoas vão ser convidadas para esses centros de isolamento e serão assistidas por 14 dias”, garantiu o prefeito.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Teste rápido de Covid-19 vai começar pela Zona Norte de Niterói

  1. Queria saber quando vai ser no Posto na Engenhoca.pois sou moradora daqui. Sou profissional da área da saúde _ Fisioterapeuta e trabalho no enfrentamento DO Covid.
    Por favor preciso de uma resposta
    Obrigada
    Paola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *