Essa é a 7ª edição da Parada LGBT da cidade. Foto: Plantão Enfoco

Dezenas de pessoas já estão reunidas na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), na Região Central de Maricá, na tarde deste domingo (10), para participarem da 7ª Edição da Parada LGBT da cidade.

A partir das 16h30, os participantes seguirão pelas ruas do município ao som de um trio elétrico, que tem como destino a Praça Orlando de Barros Pimentel, também no Centro, onde um outro carro de som dará continuidade a festa. De acordo com a Prefeitura, as apresentações artísticas acontecem até às 22h30.

O objetivo do evento é oferecer visibilidade cultural, promover os direitos humanos e cidadania da comunidade LGBT no enfrentamento à violência LGBTfóbica no município. O evento é uma realização do Grupo Humanos LGBT Maricá e do Fórum Municipal LGBT de Maricá e integra o programa Maricá Sem LGBTfobia.

Este ano o tema é “Só o Amor Vence o Preconceito: Liberdade e Democracia Para Todos”. Segundo o coordenador municipal do movimento LGBT de Maricá, Carlos Alves, o apoio do poder público local com o movimento é fundamental para o combate ao preconceito. 

“A nossa perspectiva é lutar pelo Direitos Humanos e irmos contra a violência. Muitos jovens gays estão sendo expulsos de casa. Essa população acaba sendo muito vulnerável socialmente. Por isso, a importância desse evento, que é um ato político e cultural. Tem festa, música e diversão, mas principalmente também esse alerta”, contou. 

A transexual Sabryna do Mont, de 35 anos, é modelo e dubladora. Ela afirma que Maricá é uma das cidades mais acolhedoras com o movimento LGBT.

“Aqui é tudo maravilhoso. Somos muito abraçados e isso foi o ponto-chave de eu ter vindo pra cá. Sou pensionista de um militar e depois que eu vim pra cá, as portas foram muito abertas. Estar aqui nesse evento é mostrar que somos iguais e que estamos em busca desses direitos que um dia fui beneficiada. Se não tivessem movimentos assim, eu não seria pensionista de um militar hoje”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *