sexta, 05 de março de 2021

Trabalhadores do carnaval de Niterói poderão ser premiados

Premiação contemplará trabalhadores do carnaval da cidade. Foto: Plantão Enfoco / Arquivo

Niterói não terá folia esse ano devido as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, mas os profissionais que atuam na produção do carnaval da cidade não ficarão desamparados. Isso porque de acordo com o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, está em estudo uma prêmio voltada à categoria.

O projeto ainda está em fase de elaboração e deverá ser oficializado pela Prefeitura de Niterói, mas o Giordano adianta que a história de trajetória de profissionais de diferentes segmentos que atuam diretamente na produção da folia local poderão participar.

Pensando também na retomada econômica e para garantir que os recursos e investimentos em cultura cheguem para toda a cidade, o secretário anuncia a realização de Orçamento Participativo da Cultura.

“Os recursos não podem ficar centralizados só no eixo-centro sul, temos a preocupação que eles atinjam as comunidades e os bairros mais afastados”

Leonardo Giordano, secretário municipal das Culturas

Além do orçamento participativo, a Secretaria pretende fazer editais participativos, onde a pasta vai ouvir a população e os agentes culturais, para formular os próximas editais que serão lançados. Ao invés do edital ser criado pela pasta, a população será ouvida para saber como será construído o edital.

Secretário, Cultura, arte, Niterói, político, política, secretaria
Secretário das Culturas detalha planos para a cidade. Foto: Pedro Conforte

“Vamos construir uma ideia que agora não é mais do edital, mas sim de um edital participativo, construído de baixo para cima. Cultura não é simplesmente lazer, entretenimento, ou um favor. A cultura é um direito básico como as pessoas têm à educação, saúde e à vida”

Outra ação, que já está em curso, é a gratuidade de todos os equipamentos culturais da cidade. Os contemplados da Lei Aldir Blanc, nas esferas municipal e estadual, estão sendo contemplados. De acordo com o secretário, essa é uma segunda forma de ajudar os artistas.

Niterói Encontra Niterói

MAC, Museu de Arte Contemporânea, pátio do MAC. Foto: Pedro Conforte
Projeto prevê um reencontro da cidade com artistas locais. Foto: Pedro Conforte

Com tradição de fazer encontro com outros países como Japão, Espanha e Cuba, agora será a vez de Niterói encontrar Niterói. Pensado em ser realizado assim que toda a população estiver vacinada, a Secretaria de Culturas de Niterói quer promover o festival com contratação da cadeia produtiva da cultura só dos artistas da cidade.

O festival está pensado para acontecer durante 15 dias, com exposições fotográficas, artes visuais, música e dança. De acordo com o secretário, o evento também vai alavancar a retomada econômica cultural da cidade, ao mesmo tempo que a cidade celebrará a vitória da cidade sobre a pandemia.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *