segunda, 21 de setembro de 2020

Trilha da Pedra Bonita reabrirá nesta segunda

Nos fins de semana, ela permanecerá fechada. Foto: Agência Brasil

A trilha da Pedra Bonita, que fica no Parque Nacional da Tijuca, reabrirá nesta segunda-feira (24), para a visitação durante a semana. Nos fins de semana, ela permanecerá fechada.

A trilha, que foi aberta no dia 9 de julho, precisou ser interditada no dia 1º de agosto. O motivo do fechamento no dia 1º foram os episódios constatados em que parte dos visitantes insistiu em descumprir as atuais regras temporárias de visitação. As normas que foram desobedecidas englobam, por exemplo, o uso obrigatório de máscara durante a trilha, o descarte de lixo para fora do Parque, o horário limite de visitação das 8h às 17h e o respeito a grupos de, no máximo, 10 pessoas, com distanciamento de 2 metros entre cada indivíduo.

A reabertura agora será monitorada e o bom comportamento das pessoas durante a semana vai ajudar na decisão futura de reabrir a trilha também nos fins de semana. O Parque retoma a visitação na Pedra Bonita após perceber melhora no comportamento dos visitantes em outras áreas da unidade de conservação e também porque sabe a importância de haver mais espaços de lazer a céu aberto durante essa pandemia. Em 2019, cerca de 160 mil pessoas realizaram a trilha da Pedra Bonita, que está entre as mais procuradas do Parque.

No entanto, reforça que os visitantes que insistem no desrespeito às regras podem provocar o bloqueio, novamente, não só da trilha da Pedra Bonita, como também de outras áreas do Parque. A Unidade de Conservação frisa as seguintes recomendações:

  • Antes de sair de casa, informe-se sobre as regras atuais de visitação ao Parque em nossos canais oficiais, que são o site www.parquenacionaldatijuca.rio e as redes sociais verificadas no Facebook, Instagram e Twitter;
  • Não durma na Pedra Bonita. O pernoite nela e na Pedra da Gávea, por exemplo, são proibidos. Todo visitante deve respeitar o horário de visitação, que é das 8h às 17h, diariamente;
  • Leve o lixo que você mesmo produziu para fora do Parque! De maneira alguma jogue lixo nas trilhas ou dentro do Parque. Guarde o lixo com você, saia do Parque e faça o descarte no lugar adequado, que é a lixeira;
  • Não alimente e nem dê de beber aos animais selvagens que habitam o Parque. Eles sabem se alimentar e se hidratar sozinhos, não precisam do ser humano. O hábito de alimentá-los coloca a vida deles em risco;
  • Use máscara de proteção facial o tempo todo que estiver no Parque;
  • Não venha de carro. O acesso ao Parque é somente a pé ou de bicicleta – com exceção do turista que vai para o Corcovado, que pode ir de carro somente até o Centro de Visitante Paineiras – de onde ele segue viagem de van oficial ou de trem até chegar ao Cristo.

Plano de reabertura

O Parque Nacional da Tijuca está com a visitação de seu espaço aberta ao público desde o dia 9 de julho de 2020, após ter sido fechado em 17 de março como medida preventiva de combate ao contágio do novo coronavírus. A reabertura continua sendo parcial e de maneira gradual,  com foco na prática de atividades físicas ao ar livre nas trilhas e vias públicas que cortam Parque, no entanto, com a devida proibição de aglomerações. 

Todo o plano de reabertura do Parque foi elaborado com base no sistema de fases da Prefeitura do Rio de Janeiro e no cumprimento das regras de ouro estabelecidas pelo município do Rio.

No dia 15 de agosto, foi retomada somente a visitação ao Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. As concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado, empresas que operam o transporte de turistas até o Cristo, reativaram suas atividades, que estavam suspensas desde o dia 18 de março. 

Neste momento, continuam fechados os locais do Parque onde naturalmente há concentração de pessoas. A mensagem é: movimente-se, obedeça às regras e não fique parado!  

Todas as trilhas estão reabertas para a prática de atividades físicas (levando em conta a reabertura da Pedra Bonita. Porém, alguns dos locais aos quais elas dão acesso, como mirantes ou cachoeiras, por exemplo, seguem fechados para evitar aglomerações. É o caso do mirante da Cascatinha, mirante da Vista Chinesa, mirante da Mesa do Imperador, mirante Dona Marte e outros mirantes menos conhecidos. O único mirante que reabriu foi o do Corcovado, onde está a estátua do Cristo. 

O topo de trilhas como Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Pico da Tijuca, por exemplo, não está interditado porque não é um mirante. Mas, permanecer lá em cima contemplando não está liberado. Isso porque o Parque reabriu para que as pessoas se movimentem, pratiquem atividades físicas – não reabriu para contemplação, atividade que favorece aglomerações.

O horário de funcionamento do Parque, com exceção do Corcovado (é preciso verificar com as concessionárias o horário de funcionamento de cada uma delas), não foi alterado. O Parque fica aberto das 8h às 17h, todos os dias – acessar o Parque fora deste horário é proibido. Por isso, é bom lembrar e destacar que o pernoite nas trilhas e em seus topos configura infração ambiental de acordo com a legislação de proteção às Unidades de Conservação e pode levar a um processo com previsão de multa que varia de R$ 500 a R$ 10 mil.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *