quarta, 28 de outubro de 2020

Tromba d’água deixa dois mortos em Itatiaia

Corpo de Bombeiros realiza buscas no local desde o fim da tarde de domingo (Foto: Reprodução de vídeo)

Uma tromba d’água deixou dois mortos na região da cachoeira do Paraíso Perdido, em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, no fim da tarde de domingo (20). O local é um dos pontos turísticos mais procurados pela juventude da região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), equipes foram acionadas ao local, às 18h45, para realizar buscas por dois adultos desaparecidos, um homem, que foi retirado da água ainda na noite de domingo, e uma mulher, retirada nesta segunda-feira (22), às 10h45.

As vítimas foram identificadas como José Soares, de 55 anos, e Julia Miranda, 18 anos.

Os militares informaram ainda que somente duas famílias registraram queixa de desaparecimento de seus familiares.

O acidente aconteceu após cair uma chuva no Parque Nacional do Itatiaia. A água acumulada desceu pelo rio até a cachoeira do Paraíso Perdido, onde estavam as pessoas.

A força da correnteza chamou a atenção das pessoas (Foto: Reprodução de vídeo)

Trombas d’água

As trombas d’água (ou cabeças d’água) se formam quando o volume de um rio aumenta repentinamente, mesmo que no dia o sol esteja presente. Isso ocorre quando há chuvas na cabeceira (nascente) de um rio. Com isso, o volume de água nos rios aumenta repentinamente, podendo subir vários metros em poucos segundos, e a correnteza fica muito forte, o que faz serem conhecidas também como “tsunami dos rios”. As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso, que em boa parte do país coincide com o verão.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *