segunda, 30 de novembro de 2020

Tubarão-baleia surpreende pescadores em praia de Niterói

Considerado o maior peixe do mundo, um tubarão-baleia chamou a atenção de pescadores que estavam em uma traineira pescando. O registro teria sido feito na praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, durante a tarde desta quinta-feira (30).

Nas imagens, os pescadores aparecem retirando do mar diversos peixes da espécie sardinha através de uma rede, quando, em seguida, surge o animal. O tubarão-baleia passa por debaixo de uma das embarcações e surpreende:

“Olha o tamanho da cabeça do bicho. Coloca a mão nele. Está com a boquinha aberta”, diz, empolgado, um dos pescadores.

Registro foi feito nesta quinta-feira (30). Vídeo via Grupo Plantão Enfoco

Segundo o professor associado ao departamento de biologia marinha da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Ferreira, a espécie é planctívora, ou seja, se alimenta de plâncton e pequenos peixes, que são organismos da base da cadeia alimentar, altamente nutritivos.

O professor ainda explicou que o tubarão-baleia está dentro da categoria de tubarões gigantes, podendo chegar em até 12 metros de comprimento.

“A distribuição dessa espécie é pantropical, ou seja, tem em todos ambientes tropicais e subtropicais do mundo e aparece em tudo quanto é lugar. Ele é visto em todo o nosso litoral brasileiro. Quando tem cardumes de pequenos peixes, é comum vê-los. Além disso, o tubarão-baleira tem vários níveis de ameaça, porque em várias partes do planeta, como na ásia, comem a carne do animal. Em outros locais, como no México, tem uma área de proteção para preservação da espécie. No Brasil temos poucos estudos de telemetria, colocando uma tag nos tubarões e vendo para onde ele vai”, explicou Carlos, que participa do Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais da UFF.

Publicada às 13h50

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *