quarta, 28 de outubro de 2020

Tubarão na Praia de Itaipu

Animal surpreendeu quem passou pela Praia de Itaipu (Foto da leitora Sandra Pena)

O surgimento de um tubarão surpreendeu na manhã desta terça-feira (22) frequentadores e participantes do projeto Botinho, nas areias da Praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, segundo o Corpo de Bombeiros.

Banhistas registraram o momento em que frequentadores viram o peixe já morto nas areias da praia. Segundo informações preliminares, o animal teria ficado preso na rede de pescadores e foi levado para areia da orla.

Segundo a bióloga marinha e tratadora do AquaRio, Miria Baracho, o animal em questão é um macho da espécie tubarão-galha-preta, cujo nome científico é Carcharhinus limbatus, de aproximadamente 90 quilos.

De acordo com Miria, essa espécie é encontrada por toda a costa brasileira, principalmente, entre o Sul e o Sudeste.

“Seu aparecimento tão próximo à costa de Itaipu pode se dar devido à ressurgência, um fenômeno oceanográfico que movimenta a água no sentido vertical, aflorando assim uma maior massa de matéria orgânica para as superfícies e orlas”, explicou.

Com isso, é possível que ele tenha se aproximado ainda mais devido às redes de pesca para tentar se alimentar.

“Existe uma maior concentração de peixes próximo às orlas, o que atrai os tubarões para se alimentarem e, consequentemente, acabam ficando presos em redes de pesca.

A bióloga marinha ressaltou que se trata de um animal com alto risco de extinção e que não oferece riscos de ataques a banhistas.

“Mas, a recomendação é sempre a mesma: caso aviste um tubarão, o banhista deve sair da água e informar aos demais”, acrescentou.

Imagem do leitor André Mattos

No vídeo, as imagens mostram o corpo do tubarão monitorado por guarda-vidas do projeto Botinho com crianças e adolescentes em volta.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *