domingo, 17 de janeiro de 2021

Tudo fechado no Réveillon de Niterói

reveillon, ano novo, mac, fogos, Niterói, queima, virada, 2020
Festa da Virada com proibições em Niterói. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

Casas de festas, bares, clubes, restaurantes e eventos com venda de ingressos serão proibidos em Niterói no dia 31 de dezembro, como forma de evitar aglomerações e explosão de casos do novo coronavírus, durante a festa da virada do Réveillon 2021 — data que no ponto de vista do governo pode ser problemática.

A suspensão das atividades será publicada por meio de decreto municipal ainda essa semana. O prefeito Rodrigo Neves (PDT) informou, durante transmissão pela internet na noite desta terça-feira (8), que nos últimos quatro meses a cidade tinha, em média, de 40 a 50 novos casos por dia. E que nos últimos 20 a 30 dias passou a ter entre 100 a 110 novas confirmações da doença por dia, acendendo um alerta na saúde pública.

“Portanto, estamos falando de pelo menos três pessoas por dia, de novos leitos para internação. Dez dias, trinta pessoas. Vinte dias, sessenta pessoas. Ainda temos uma razoável margem de ocupação de leitos e ainda temos um controle maior da pandemia, mas estamos verificando um aumento dos casos. Não é necessário restrição de atividades econômicas ou lockdown, mas é importante novas medidas relacionadas ao controle da pandemia”

Para o prefeito, o objetivo é que não haja realmente qualquer tipo de atividade fora do contexto familiar, ressalvando a preocupação que os encontros reúnam apenas pessoas que já estão convivendo, lembra Rodrigo Neves. Ele frisou que não haverá nenhum tipo de evento nas praias da cidade para que não haja aglomeração de pessoas.

“Nossa orientação é que não haja nenhum tipo de evento de Réveillon que não seja o das famílias, com pessoas que já estão convivendo. Nosso objetivo é salvar vidas, evitar a disseminação do novo coronavírus e manter as atividades econômicas abertas e funcionando”

“Dessa forma a gente vai evitar que no dia 15 de janeiro tenhamos uma situação de calamidade, como provavelmente ocorrerá em outras cidades brasileiras. Vai ser publicado esta semana o decreto com orientação de suspensões relacionados ao Réveillon”, salienta.

Ainda segundo o prefeito, verificando aumento de casos, o Comitê Científico da Prefeitura de Niterói e Gabinete de Crise do Combate ao Coronavírus dialogou com setores de bares e restaurantes e definiu que a partir da próxima quinta-feira (10) os determinados estabelecimentos retornarão a funcionar com horário máximo até 0h.

Bares e restaurantes de Niterói estavam autorizados a funcionar até as 2h às sextas, sábados e vésperas de feriados desde o início de outubro. A distância mínima entre as mesas em ambientes internos passou de 2 metros para 1,5 metro na mesma época.

Neves anunciou que, nos últimos 20 dias foram distribuídas 180 mil máscaras para a população e, até o fim de dezembro, serão 500 mil novas máscaras entregues, totalizando dois milhões de máscaras disponibilizadas desde o início da pandemia.

“Peço a todos os niteroienses que perseverem no uso de máscaras quando precisarem ir à rua porque essa é uma medida básica de prevenção ao vírus. O uso da máscara, o uso de álcool gel e o distanciamento social são essenciais. A sanitização de ruas também prossegue de forma intensa, em todas as regiões da cidade”, destacou o prefeito.

Casos

A cada semana um grupo de especialistas analisa 12 indicadores: número de leitos disponíveis, casos confirmados e óbitos; até chegar no indicador síntese de monitoramento da doença, que subiu de 7.38 para 7.63 esta semana, conforme também revelou Rodrigo Neves.

Quando o indicador chegar em 5, a cidade passa para o estágio amarelo nível 1 – alerta, e novas atividades serão permitidas. Caso o indicador atinja 10, a cidade chega no estágio laranja – atenção máxima, e novas medidas de restrição poderão ser implantadas.

Niterói registrou até esta terça-feira (8) 18.411 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados são de diagnósticos contabilizados no decorrer dos últimos 10 meses. Segundo a Secretaria de Saúde, já foram somados 17.576 casos de recuperados no município.

Durante a pandemia de Covid-19, foram 548 vidas perdidas por complicações da doença na cidade. Até o momento, são 135 pacientes hospitalizados e 152 pessoas cumprindo isolamento social, sendo acompanhados por profissionais de saúde, segundo a prefeitura. A taxa de ocupação de leitos para o coronavírus é de 65% até o momento.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

5 thoughts on “Tudo fechado no Réveillon de Niterói

  1. Se o prefeito colocar queima de fogos vai ter aglomeração. Não pode ter queima de fogos, a areia e o calçadao devem ficar isolados. Se abrir vai ter gente querendo jogar flor no mar.

  2. Pensei nisso
    As oferendas para Iemanjjigue na piscina
    Em qqer poça d’água. Serve.
    Numa bacia. É muito lindo mesmo
    Mas estamos fazendo treinamento para mudanças de hábitos..
    Nunca mais as condições de vida. Serão as mesmas.
    B

  3. A saúde coletiva deve ser preservada, sem restriçoes oficiais o povo que nao gosta de cumprir regras ou ter limites, nem uma visao humanista, extrapola e dissemina o vírus.

  4. Esse Prefeito sempre se Preocupou com o Povo desde o Início da Pandemia. Foi Incansável! Só tenho a Agradecer. Embora as pessoas Ignorem o Tananho da destruição desse Vírus. Então tem que ser por aí nesmo. Obrigada Rodrigo Neves! Tenho Certeza que Axel Grael dará Continuidade a sua Maravilhosa Gestão. Parabéns!

  5. Obrigada Prefeito Rodrigo Neves!! Você foi um batalhador incansável nessa luta contra essa Doença!! Mas cada um tem que fazer a sua parte!! Tomara que o Novo Prefeito dê continuidade e esse nosso povo sossegue em casa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *