segunda, 19 de outubro de 2020

UFF prepara evento para aproximar população após corte de verbas

uff, funai, verba, bolsonaro
UFF foi um dos alvos do contingenciamento do MEC. Foto: Gabriela Novaes/Arquivo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou que está planejando para o 15 de maio ações em defesa da universidade pública. Entre as atividades, está a divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como ações sociais nas praças, estandes acadêmicos e visitas aos laboratórios e bibliotecas. A ideia, segundo a Reitoria, é “mostrar para a sociedade civil o papel de liderança científica, tecnológica e de inovação da UFF no Estado do Rio de Janeiro e do Brasil”.

As atividades vem ao encontro do esforço institucional para reverter o bloqueio global de 30% do orçamento de custeio das universidades federais anunciado pelo Ministério da Educação na terça-feira (30). Os contingenciamentos não foram uniformes e três universidades sofreram mais: Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília e Universidade Federal da Bahia.

A administração destaca que o financiamento pode colocar em risco inúmeros projetos da universidade. A UFF é a maior universidade federal do Brasil em número de estudantes matriculados. Há unidades de ensino em 9 municípios do Rio de Janeiro, ocupando todas as mesorregiões do Estado, além do município de Oriximiná no Pará. A UFF movimenta mais de 43 mil alunos em 130 cursos de graduação, 8 mil de pós-graduação, mais de 3300 docentes, dos quais 85% são doutores, e mais de 2600 servidores técnicos e administrativos.

A administração cortou totalmente os celulares institucionais e vem estudando a racionalização do transporte administrativo e operacional. Além disso, houve grande esforço de revisão e readequação dos contratos de serviços terceirizados. A renegociação de preços deve produzir uma redução de cerca de R$ 30 milhões de reais anuais na verba discricionária, dando fôlego para a adequação dos pagamentos e regularização dos serviços.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “UFF prepara evento para aproximar população após corte de verbas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *