quarta, 23 de setembro de 2020

Universidades de Niterói retomam aulas práticas

Aulas presenciais em laboratório serão retomadas. Foto: Divulgação

Aulas presenciais em cursos na área da Saúde em universidades privadas de Niterói serão retomadas a partir desta terça-feira (15). A autorização partiu da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, segundo informou a universidade Estácio de Sá, que possui quatros campus na cidade e iniciou o processo de chamamento dos alunos a atividades laboratoriais.

Apesar da ‘brecha’ para o funcionamento, as aulas em Niterói (tanto nas escolas regulares públicas e privadas, quanto nas universidades) permanecem suspensas até, pelo menos, o dia 30. Pelo decreto estadual, as unidades de ensino superior poderão retomar as atividades apenas no dia 5 de outubro, caso a cidade de funcionamento esteja em região com baixo risco de contaminação da Covid-19.

De acordo com a Estácio, a retomada das aulas práticas presenciais em laboratório, exclusivamente para os cursos de Saúde, foi autorizada em resposta da prefeitura ao ofício 016/2020, enviado pelo campus Niterói da faculdade, no dia 26 de agosto. Segundo a instituição, a presença do estudante neste retorno será opcional.

“Ou seja, os alunos que, por algum motivo, não desejarem retornar às atividades práticas neste momento, poderão fazê-las posteriormente, sem nenhum prejuízo. A instituição permanece sempre atenta e segue rigorosamente as exigências preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informou a instituição em nota.

Ainda conforme a universidade, o calendário acadêmico foi mantido por meio das aulas transmitidas ao vivo pela internet e o segundo semestre letivo teve início em agosto. A instituição informou que já adotou uma série de medidas preventivas para garantir a segurança e a saúde de alunos e professores para quando o retorno dos alunos da modalidade presencial estiver programado.

“Os espaços foram redesenhados, com maior distanciamento entre as carteiras e dispensadores de álcool em gel, além de sinalizadores com orientações sanitárias. A equipe de limpeza será reforçada, garantindo a higienização de espaços comuns e o uso de equipamentos de segurança será obrigatório”, explicou a Estácio em nota.

Outra universidade privada em Niterói, a Anhanguera informou que os estágios nos cursos de Saúde já retornaram as atividades nas ‘clínicas-escola’ desde 20 de julho. A universidade esclareceu ainda que está acompanhando a evolução da doença na cidade e que iniciou um trabalho de pesquisa para estruturar a reabertura gradual das unidades.

Previsão

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a decisão sobre a volta às aulas está em análise pelo comitê científico de alto nível e pelo gabinete de crise. Segundo o município, o plano de retomada já está pronto, com os protocolos sanitários definidos, bem como um sistema de vigilância escolar para as escolas públicas e privadas quando for o momento do retorno.

“Toda a rede, pública e privada, já passou pelo treinamento da prefeitura de acordo com esses protocolos. Quando for determinada a retomada das aulas, já existem planos de ação local prontos, compreendendo a especificidade de cada escola”.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *