sábado, 24 de outubro de 2020

Universidades federais e estaduais devem parar no dia 18 de março

Na data acontece o Dia Nacional de Greve na Educação. Foto: Divulgação

Professores e técnicos administrativos das universidades e institutos federais e estaduais de todo o Brasil devem parar no próximo dia 18 de março, instituído Dia Nacional de Greve na Educação. Na mesma data, também acontecerá uma mobilização nacional.

Entre as pautas da categoria estão a defesa pela educação e o corte de verbas. No início de fevereiro, aconteceu o 39º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), onde docentes das universidades determinaram o plano de lutas e construção da greve.

“Cada estado vai organizar o seu ato, que vai acontecer no mesmo dia da paralisação. A educação está sendo atacada de diferentes formas. Ainda estamos analisando a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, mas a UFF (Universidade Federal Fluminense) informou que o corte já foi de quase R$ 6 milhões, corte esse que já está acima de algo já insuficiente”, explicou a secretária geral do sindicato, Eblin Farage.

Há possibilidades das universidades do Rio aderirem a paralisação, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), a Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Uezo), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), entre outras.

“Deliberamos em um congresso no início de fevereiro. Até o dia 13 de março as universidades devem votar a adesão na greve na rodada de assembleia. Algumas universidades ainda estão esperando começar o calendário escolar, mas a maior parte das universidades votaram no final do ano passado o estado de greve e já iniciaram o ano letivo dessa forma”, emendou Eblin.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *