terça, 24 de novembro de 2020

Uso obrigatório de máscaras começa a valer em Maricá

Guardas municipais orientaram a população sobre o uso da máscara. Foto: Ibici Silva

O uso de máscaras de proteção se tornou obrigatório, nesta segunda-feira (4), no município de Maricá. O decreto foi publicado no Diário Oficial da cidade, na última quarta-feira (27).

Pela manhã, agentes da Guarda Municipal fizeram um trabalho de orientação e de entrega de máscaras nas filas de bancos. De acordo com os agentes cerca de 95% da população já aderiu ao uso.

“O uso de máscaras é essencial, é uma medida muito importante, pois garante a nossa saúde”, disse a auxiliar de Nutrição e moradora de Itaipuaçu, Ângela Iones, de 67 anos.

Segundo o decreto, o uso da proteção é exigido quando houver necessidade de contato com outras pessoas, deslocamento em vias públicas, ao fazer compras ou nas demais atividades que interrompam o isolamento social.

Comércio realiza medidas de prevenção da doença. Foto: Ibici Silva

Nas lojas da cidade, as medidas de prevenção estão sendo tomadas para prevenir a proliferação do novo coronavírus. Uma delas é a cobrança do uso de máscaras, realizada pelos próprios comerciantes.

Na fila do banco, a dona de casa, Maria Lucia Araujo, de 59 anos, conta que já aderiu o uso da mascará antes mesmo do decreto.

“Eu já estava usando antes mesmo de ser obrigatório. É a nossa saúde que está em jogo. Eu troca a cada duas horas, lavo direitinho, passo ferro e utilizo novamente”, disse.

Renda extra

Durante o período de pandemia, a dona de casa Cristiane Gomes, de 32 anos, encontrou uma forma de garantir a renda familiar extra com a venda das máscaras. Desde que soube da obrigatoriedade do uso, ela foi às ruas oferecer as máscaras de pano, que são confeccionadas pela tia.

“Estava desempregada e vi uma oportunidade de poder ganhar dinheiro com a venda das máscaras. Soube que seria obrigatório o uso e desde então vim para as ruas realizar as vendas. Em média consigo vender 10 máscaras por dia”, disse.

Publicada às 18h57

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *