sexta, 27 de novembro de 2020

UTI do HEAT conquista selo de eficiência e qualidade

Heal, Hospital, Top Performer
Heal é a primeira unidade hospitalar pública a receber a certificação. Foto: Anderson Justino

O Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) no Colubandê, em São Gonçalo, conquistou essa semana o selo Top Performer 2019, certificação cedido apenas para hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Brasileiras que apresentem alta eficiência, de acordo com Matriz de Eficiência gerada pelo Sistema Epimed Monitor. A conquista do selo, antes cedido apenas para hospitais da rede privada, coloca a unidade de São Gonçalo como o primeiro hospital da rede pública do país a ganhar a certificação.

Segunda a direção da unidade hospitalar, o HEAT é referência em alta complexidade pelo atendimento prestado às vítimas da violência urbana e politraumatismos em seu Centro de Trauma.

Ainda de acordo com a unidade, cerca de oito mil procedimentos de alta complexidade são realizados por mês, além de o hospital atender cerca de quatro mil internações em UTI, mensalmente. Apenas em cirurgias ortopédicas a média é de 400 cirurgias ao mês.

O Hospital Estadual Alberto Torres conta com 241 leitos dos quais 75 são de Terapia Intensiva, sendo referência para Urgências e Emergências de Alta Complexidade em seu Centro de Trauma que atende a pacientes de todo o Estado, referenciados por ambulâncias ou aeronaves, tendo atendimento por equipe de cirurgiões e anestesistas.

A direção da unidade e a instituição gestora do Complexo de Saúde da qual o HEAT faz parte, o Instituto dos Lagos Rio – ILR, afirmam que a parceria e o suporte dado pelo novo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, tem sido imprescindíveis para a manutenção do projeto e a busca incessante pela qualidade na assistência.

Certificação

Pelo Sistema Epimed Monitor, uma UTI é considerada Top Performer se apresentar taxas de mortalidade e de utilização de recursos de forma diferenciada e eficiente, ou seja, o hospital é avaliado desde o início da entrada do paciente na UTI até sua saída. Todos os passos e estratégias da unidade são avaliados de acordo com os critérios internacionais utilizados pela empresa. O tempo de permanência do paciente e as medidas adotadas enquanto ocorre a internação também são levados em consideração.

Sobre a Epimed

A Epimed Solutions é especializada no desenvolvimento de sistemas, e tem como objetivo melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento hospitalar. Foi fundada em 2007 por médicos intensivistas. Segundo a empresa, o sistema totaliza a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina. Atualmente o sistema Epimed Monitor possui módulos voltados para UTIs, Unidades de Internação, Controle de Infecções, Segurança do Paciente e Hemodinâmica.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *