sexta, 30 de outubro de 2020

Vacinação para idosos pode ser feita em domicílio

Vacinação domiciliar será realizada, prioritariamente, em períodos de campanha de vacinação ou em ocasiões emergenciais. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Idosos poderão ser vacinados em casa, abrigos ou instituições de repouso conveniadas com o Poder Público. É o que estabelece a Lei 8.809/2020, que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo, nesta terça-feira (12).

A medida altera a Lei 2.795/97, para autorizar a criação do Programa Estadual de Vacinação de Idosos. De acordo com a norma, a vacinação domiciliar será realizada, prioritariamente, em períodos de campanha de vacinação ou em ocasiões emergenciais de Saúde decretadas pelo Estado – como a atual epidemia de Covid-19.

A participação no programa deverá ser solicitada pelo próprio idoso ou representante, mediante apresentação de documento. O atendido também poderá escolher a aplicação da vacina por um funcionário público ou poderá contratar um profissional, devendo a vacina ser retirada em uma unidade de Saúde.

“Idosos que têm ou não dificuldades de locomoção podem estar deixando de tomar as vacinas necessárias em virtude da impossibilidade de deslocamento para as unidades de saúde. O Estatuto do Idoso prevê a possibilidade de atendimento domiciliar para idosos com dificuldade de locomoção, e o presente projeto de lei pretende incluir a vacinação para todos os idosos do estado”, justificou o autor do Projeto de Lei, o deputado Carlos Minc (PSB).

Publicada às 12h46

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *