sábado, 05 de dezembro de 2020

Ventos fortes e calor intenso durante a semana em Niterói

mac, museu, niterói,
Há possibilidade de ventos fortes até esta terça-feira. Foto: Pedro Conforte

A aproximação de uma frente fria poderá provocar ventos fortes, com intensidade de até 55 km/h, na faixa litorânea dos estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo e do Espírito Santo. O aviso foi emitido pela Marinha do Brasil e deve durar até a manhã desta terça-feira (29).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura desta terça-feira (29) deve cair e a máxima será de 25ºC, com mínima de 21ºC. O céu estará encoberto durante o dia devido a aproximação e a passagem de uma frente fria pela costa da Região Sudeste.

O calor intenso volta a surgir na quarta-feira (30), quando a máxima será de 34ºC. Na quinta-feira (1º), as temperaturas sobem ainda mais e a previsão é de 40ºC, com mínima de 23ºC. Os ventos estarão fracos em ambos os dias.

Para o último dia da semana (2), não há previsão de chuva a temperatura deve atingir 43ºC. A umidade mínima será de 15%, o que poderá elevar a sensação de calor.

Recomendações

O Centro de Operações Rio reforçou as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros diante da ocorrência de rajadas de ventos fortes.

“Em casa, feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa; persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar; aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore; evite deixar objetos que possam cair em locais altos; mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas; e fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Na rua, não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas; evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar; evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata; fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios”, dizia a nota emitida pelo Centro de Operações.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *