segunda, 18 de janeiro de 2021

Verão chega com chuva em Niterói, São Gonçalo e Maricá

Penúltima semana do ano com altas temperaturas e chuva. Foto: Arquivo Plantão Enfoco

Depois de uma semana de muito sol e calor, a primeira semana de verão em Niterói, São Gonçalo e Maricá será de chuva e variações na temperatura. O verão começa nesta segunda-feira (21), às 7h02 (Horário de Brasília), e termina no dia 20 de março de 2021, às 06h02.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta primeira semana de verão nas cidades terá variação na temperatura que pode marcar mínima de 19ºC e máxima de 37ºC, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na quinta-feira (24), véspera de Natal, a previsão é de céu nublado e temperatura entre 21ºC e 25ºC, sem previsão de chuva.

Climatologicamente, o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm.

Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

  • Com informações da Agência Brasil e Instituto Nacional de Meteorologia
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *