Vereadores de Maricá discutem saúde e educação

Durante sessão ordinária ocorrida nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Maricá, os vereadores discutiram melhorias para a Saúde, Educação e Transporte Público no município.

Após diversas reclamações dos parlamentares quanto ao serviço gratuito prestado pela Empresa Pública de Transporte (EPT), o vereador e líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), anunciou que a Prefeitura de Maricá vai adquirir novos 60 coletivos.  “O prefeito já autorizou e o processo já está adiantado para a compra de mais 60 ônibus para normalizar e ampliar o serviço de transporte. Já existe um contrato de manutenção assinado para manter os mesmos”.  

O vice-presidente, Dr. Felipe Auni, apresentou respostas da Secretaria Municipal de Educação solicitando à Enel viabilização elétrica para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas da rede municipal de ensino.  O parlamentar leu parte do documento enviado pela Secretaria. Nas últimas sessões, alguns vereadores cobraram a instalação dos aparelhos nas salas de aula.

“Vimos informar que a Prefeitura Municipal de Maricá, através da Secretaria de Educação, efetuou a abertura de processo licitatório visando à aquisição de aparelhos de ar-condicionado para as unidades escolares e os mesmos foram devidamente adquiridos.

Informamos que para viabilizar a instalação dos aparelhos realizou-se um levantamento para verificar a necessidade de aumento de carga de energia nas unidades escolares e que após esse levantamento constatou-se quais unidades precisam apenas de aumento de carga e quais unidades necessitam de implantação de subestação de energia”.

A resposta demonstra que a Secretaria de Educação já teria feito pedido à concessionária para efetuar melhorias na rede elétrica. O vereador Chiquinho (PP) voltou a falar dos aparelhos de ar-condicionado. “Volto falar do Colégio Municipal Professora Dilsa Sá Rego. Apurei e vi que há vários aparelhos de ar nas salas, mas não estão instalados. Quero pedir que a Secretaria de Educação tome providências”.

O vereador Ricardinho Netuno (Patri) também denunciou problemas na Educação. “Venho aqui trazer a reclamação de uma mãe desesperada. Ela informou que falta professor na Escola Municipal Anísio Espíndola. Não há professor de História e Ciências. Quero saber o porquê que a Secretaria de Educação ainda deixar faltar professor”.

Ordem do Dia – Foi votado Projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Felipe Auni que denomina como Ponte Vitor El Pescador, localizada na Rua Luiz Vieira, no Recanto, Itaipuaçu. Foi votado Projeto de Lei de autoria do vereador Fabrício Bittencourt que denomina rua do céu, no Centro de Maricá, como Rua Álvaro Mendes Bittencourt Junior.  Os vereadores votaram Projeto de Lei de autoria do vereador Bidi que denomina a atual Rua 92, como Rua Ernesto José Teixeira Filho, em Cordeirinho.

Também foi votado Projeto de Lei de autoria do vereador Felipe Paiva que institui a segunda semana do mês de dezembro como Semana Municipal da Valorização da Bíblia.  Foi votada moção de autoria do vereador Dr Richard a Carlos Renato Dias Ramalho, técnico de gesso hospitalar do Hospital Conde Modesto Leal. 

Niterói

Devido a forte chuva que cai na cidade, a Câmara de Niterói suspendeu a sessão legislativa desta terça-feira (09), que aconteceria às 17 horas. A decisão foi tomada pela Mesa Diretora, às 13 horas, após uma reunião que também decidiu por encerrar o expediente do período da tarde.

“A cidade está em estágio de alerta pela Defesa Civil. Há dificuldade dos servidores chegarem à Câmara e, por isso, achamos prudente suspender o expediente e a sessão das 17 horas. Uma nova sessão será agendada para repor essa perda, não prejudicando o expediente de votação da Casa”, afirma o presidente da Câmara, Paulo Bagueira. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *