terça, 27 de outubro de 2020

Vida lagunar é renovada com abertura de canal em Maricá

Canal foi aberto na madrugada desta quinta-feira (5). Foto: Ibici Silva

O canal que liga o mar à lagoa da Barra de Maricá foi reaberto na madrugada desta quinta-feira (5). O trabalho de retirada da areia foi iniciado na tarde desta quarta-feira (4) e às 4h15 houve o encontro entre as águas. A entrada de peixes já acontece no canal.

O trabalho emergencial de abertura ocorreu após a água da lagoa atingir 15 centímetros a mais do que o considerado o limite, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.

Para os pescadores, a conclusão do trabalho tem pontos negativos e positivos.

“A abertura permite a entrada de novos peixes e camarões no sistema lagunar, além de representar a oxigenação das águas, o que é bom. No entanto, alguns peixes irão sair da lagoa, prejudicando a pesca na cidade”, contou o pescador Carlos Silva.

O biólogo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), João Arthur Carvalho, explicou que o encontro das águas impacta positivamente a vida lagunar.

“Com a abertura do canal o corpo hídrico lagunar é renovado, com a troca de águas entrando e saindo. Existe ainda a alimentação de águas dos rios que desembocam nas lagoas, que ajuda no aumento de alevinos”, explicou. 

O prefeito da cidade, Fabiano Horta, destacou a importância da abertura do canal.

“A abertura impacta diretamente na diminuição do nível da água da lagoa. Foram 25 dias de chuva em um mês, algo atípico, que fez com que o nível  subisse acima do esperado, por isso a necessidade da abertura do canal. Além de ser um vertedouro natural para a vida lagunar”, disse.

De acordo com o presidente da autarquia de Serviço de Obras de Maricá (SOMAR), Renato Machado, até as 11h, seis centímetros já havia baixado. 

As máquinas continuarão trabalhando no local ao longo da semana. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *