terça, 24 de novembro de 2020

VÍDEO: Niterói aplaude os heróis da saúde

Moradores se mobilizaram nas sacadas, janelas e quintais. Foto: Pedro Conforte

No dia em que o Brasil superou a China em número de mortes por Covid-19, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus se mostram cada vez mais essenciais para tentar frear o número de vítimas. Na noite desta terça-feira (28) moradores de Niterói homenagearam, das janelas de casas, com aplausos os heróis da saúde.

Por volta das 20h, os aplausos começaram de forma discreta, mas foram ganhando força pelas ruas da cidade. O Brasil registrou nesta terça (28) um recorde no número de mortes em 24 horas.

Em Icaraí, muitos foram às janelas e gritaram palavras de incentivo, como ‘bravo’ e ‘heróis’. Por conta do fluxo de carros reduzidos as palmas ecoaram por todo o bairro.

Momentos antes, em transmissão feita pela internet o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) também homenageou os profissionais da saúde.

“Esses guerreiros estão nas nossas UTIs com risco de se contaminarem. Centenas de profissionais da saúde já morreram no Brasil e merecem a nossa homenagem. Nas próximas quatro semanas eles vão enfrentar uma situação muito dura no Rio e Brasil. Que a gente faça um grande movimento das pessoas de bem de Niterói para aplaudir e orar”, elogiou o prefeito.

De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), até este fim de semana, oito médicos morreram em decorrência do novo coronavírus. Já o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) contabiliza 12 mortes de profissionais ( entre técnicos de enfermagem e enfermeiros), por Covid-19.

Vivian Vilela, Médica da Policlínica do Largo da Batalha, falou da importância desse gesto em um momento tão delicado para todos os profissionais da saúde.

“Quero agradecer muito o reconhecimento da sociedade e do poder público, não só para os médicos, mas todos os profissionais de saúde. Tem sido uma rotina muito estressante e preocupante. Todos temos nossos medos, famílias e diversas questões envolvidas, mas estamos de pé, firmes e dando nosso melhor. Estamos com o coração nesse trabalho e ter um pouco desse olhar das pessoas dá uma motivação e é muito importante para a gente. Não fazemos pelo reconhecimento, mas isso aquece nossa alma”, contou a médica.

Confira o vídeo da homenagem:

Em Icaraí, moradores garantiram a homenagem. Imagens: Pedro Conforte

Publicada às 20h53 Atualizada às 21h30

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *