terça, 20 de outubro de 2020

Vídeo: Tartaruga marinha escolhe Itacoatiara para desova

Momento da desova.
Vídeo: Reprodução redes sociais

Uma tartaruga marinha verde, da espécie chelonia mydas, escolheu as areias da Praia de Itacoatiara, região Oceânica de Niterói, para depositar os seus ovos.

O ninho foi achado por funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) que realizavam a limpeza da praia quando notaram a presença do animal e prontamente acionaram os responsáveis, que puderam acompanhar todo o momento.

A tartaruga recebeu a devida atenção e voltou para o mar em segurança. O local está sendo monitorado por biólogos que vão usar um cerco para proteger os filhotes e acompanhar a sua ida para o mar.

De acordo com a veterinária Daphne w. Goldberg, veterinária com doutorado em biociências, a escolha do quelônio pela praia de Itacoatiara para realizar a desova é algo atípico.

“Não é comum a ocorrência reprodutiva desta espécie em praias continentais. As tartaruga-verdes (Chelonia mydas) desovam em ilhas oceânicas. Aqui no Brasil, as desovam ocorrem em Fernando de Noronha (PE), atol das rocas (RN) e Trindade (ES)”, explicou a especialista.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *