quinta, 01 de outubro de 2020

Vídeo: UPA do Fonseca sofre com goteiras

Paciente registrou chuva dentro da
UPA. Vídeo: Reprodução/Felipe Santos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, foi tomada pela água da chuva na última segunda-feira (13). Por conta do forte temporal que atingiu a cidade, pacientes registraram um intenso vazamento no teto do espaço e afirmaram que as salas ficaram molhadas.

Segundo os pacientes, uma das salas teve que ser interditada, por conta do alto risco de choque elétrico, e a recepção foi um dos locais mais atingidos pela goteira.

Moradora da Ilha da Conceição, a dona de casa Isis Morse, de 36 anos, contou que chegou na UPA às 6h45, para acompanhar o marido, que sofria com uma cólica renal. Segundo ela, nesse horário chovia intensamente.

“Assim que chegamos, os funcionários estavam do lado de fora das salas puxando a água e, por ser um contêiner, com material de metal, o consultório 3 teve que ser interditado porque estava dando choque”, relatou Isis.

Ela disse ainda que, apesar de ter conseguido atendimento horas depois, se preocupou com os problemas estruturais da unidade. 

“Os funcionários falavam para os pacientes não encostarem em qualquer lugar por conta do risco de choque e desligaram até o ar condicionado para não sobrecarregar. Os médicos são ótimos e conseguimos ser atendidos, mas esses problemas estruturais precisam ser vistos. Caía muita água em um quadro de energia instalado na parede perto da sala de raio-x, corria risco até de explodir”, finalizou Isis.

O paciente Felipe Santos registrou o momento em que aguardava atendimento e enfrentava a goteira da unidade. “Puro abandono, funcionários em meio a água. Alô, governo”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.

“Cheguei lá por volta de 10h e fui atendido bem rápido, porque estava vazio. Outros pacientes realmente disseram que uma sala estava dando choque e que por motivos de segurança teve que ser fechada. O salão todo estava pingando, era mais ou menos um dedo d’água no piso”, finalizou.

Em nota, a direção da UPA Fonseca não confirmou se houve risco de choque no local. No entanto, afirmou que alguns pontos da unidade tiveram entrada de água após a forte chuva que ocorreu em Niterói na segunda (13).

A direção informou também que equipes de manutenção fizeram a limpeza das calhas e trabalharam ao longo desta terça-feira (14) no local para que o atendimento continuasse sendo feito sem prejuízos e riscos a pacientes e funcionários.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *