sexta, 16 de abril de 2021

Vigilância Ambiental programa ações de sanitização em São Gonçalo

Vigilância Ambiental segue com sanitização da região. Foto: Ascom São Gonçalo

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo segue com o programa de sanitização contra o coronavírus por toda a cidade.

Semanalmente, o serviço contra a proliferação da Covid-19 acontece nas ruas do bairro, prédios públicos e Centro de Tradições Nordestinas. O setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria aponta onde está o maior número de casos e a Vigilância em Saúde Ambiental define os bairros para a sanitização.  

A sanitização contra a proliferação do coronavírus e o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, acontece diariamente. Ao todo, 22 motofogs percorrem todas as vias do município no controle do coronavírus. Outras 10 são usadas para o controle de arboviroses.

Nas unidades de saúde, hospitais e Centro de Tradições Nordestinas é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. As ruas são sanitizadas com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina.

O quaternário de amônia tem a função desinfectante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.

As motofogs são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

Programação Sanitização:

Segunda-feira (29): Patronato, Vila Candoza, Brasilândia, Neves e Porto do Rosa

Terça-feira (30): Gradim, Coelho, Rosane/Vila Iara, Venda da Cruz e Itaoca

Quarta-feira (31): Porto da Madama, Colubandê, Vista Alegre, Tenente Jardim/Morro do Castro e Mutuá

Quinta-feira (1°): Porto Velho, Barracão, Guarani, Engenho Pequeno e Mutuaguaçu

Sexta-feira (2): Camarão/Porto Novo, D. Eliane/D. Ideia, Boaçu, Zumbi/Pita e Mutuapira/C.Sul

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');