sexta, 23 de abril de 2021

Vital Brazil tem doses de vacina contra Covid-19 esgotadas

Publicada às 10h02. Atualizada às 11h36.

O estoque de vacinas se esgotou após uma busca intensa pela imunização. Foto: Marcelo Tavares

Os idosos com mais de 88 anos que saíram de casa um pouco mais tarde não conseguiram se vacinar contra a Covid-19 na Policlínica Regional Doutor Sérgio Arouca, no bairro Vital Brazil, em Niterói. O estoque de vacinas se esgotou após uma busca intensa pela imunização desde as primeiras horas desta segunda-feira (8).

“Terminou, a vacina terminou… É uma falta de informação terrível, nem todo mundo tem acesso à internet para ficar acompanhando o site da prefeitura como eles estão dizendo. Agora é aguardar as novas doses chegarem e ter paciência. Sentimento de tristeza muito grande”, disse a aposentada Francisca Gomes, de 89 anos.

A vacinação teve início por volta de 8h. Por volta de 9h, os idosos que chegavam acompanhados de seus familiares receberam a notícia de que a as doses tinham acabado e voltaram para casa.

Os funcionários aconselharam os que não conseguiram se vacinar a acompanhar o site da Prefeitura de Niterói para ter acesso aos novos dias. Alguns acompanhantes dos idosos relataram uma falta de informação grande do Executivo a respeito da vacinação, o que gera aglomeração e idas em vão a unidades de saúde do município.

“É muita falta de informação, muito desdém com pessoas de idade que merecem uma atenção especial. Ninguém merece trazer uma pessoa com mais de 90 anos de idade e simplesmente não ter vacina. Lamentável”, disse um morador de Icaraí, que preferiu não se identificar.

Resposta

A Prefeitura de Niterói informou que mais de 200 pessoas procuraram a vacinação contra a Covid-19 na policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil, por volta de 8h, desta segunda-feira (8). Foram providenciadas cadeiras para os idosos, e agentes de desaglomeração organizaram as filas. O atendimento foi rápido e, em aproximadamente 30 minutos, foram vacinados cerca de 150 idosos.

“A Secretaria Municipal de Saúde está com dificuldades em fazer um calendário de longo prazo porque depende das vacinas que chegam a Niterói, enviadas pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura tentou comprar diretamente do Instituto Butantan, 1,1 milhão de vacinas que seriam suficientes para imunizar toda a população de Niterói. O Ministério da Saúde, no entanto, adquiriu todas as doses produzidas pelo Butantan, que estão sendo distribuídas para todos os estados brasileiros. Os estados distribuem para os municípios”, disse em nota.

Locais

A prefeitura também informou que a policlínica Sérgio Arouca tem grande procura porque atende moradores dos bairros de Icaraí, Santa Rosa e Vital Brazil, que têm grande número de idosos residentes. Além dela, há outros três locais para vacinação de idosos: policlínicas do Barreto, Itaipu e São Lourenço, onde a procura por vacinação está sendo menor.

“Além da vacinação nas policlínicas, a Prefeitura de Niterói também está vacinando os idosos acamados a partir de 88 anos. Para isso deve ser feito um agendamento através do e-mail [email protected], e as mensagens devem conter nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato. Idosos acima de 90 anos que ainda não tiverem sido imunizados continuarão sendo vacinados”, finalizou o Executivo em nota.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');