quinta, 26 de novembro de 2020

Vítima de acidente em São Gonçalo doa órgãos e pode ajudar 50 pessoas

Jardim do Doador é um espaço onde são plantados jasmins que simbolizam a vida de cada paciente. Foto: Divulgação/ HEAT

Pelo menos 50 pessoas poderão ser beneficiadas pelos órgãos captados em uma vítima de acidente de moto que teve morte encefálica no último sábado (17), no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo. O doador tinha 34 anos e sofreu traumatismo cranioencefálico. 

A autorização para doação dos órgãos foi feita pela família à equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HEAT na segunda-feira (19).

Foram captados rins, fígado, córneas, ossos, coração e tecidos. A captação foi feita na terça-feira (20), e o transporte dos órgãos foi realizado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros, que pousou no complexo estadual de saúde e os levaram até as unidades responsáveis pelos transplantes nos receptores.

Para ser doador de órgãos é preciso comunicar em vida para a família o desejo. Por lei, no Brasil, é necessário comunicar a família desta decisão, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos registrada no documento de identidade.

Jardim do Doador

O Hospital Estadual Alberto Torres é conhecido no país e até em algumas cidades do mundo pela criação do Jardim do Doador, espaço onde são plantados jasmins que simbolizam a vida de cada paciente.

A direção da unidade conta que, para tornar o processo menos doloroso e buscar simbologias que ajudem as famílias a superar a circunstância de dor, o hospital transformou o difícil momento da perda de um ente querido em uma sensível homenagem. 

“Devido ao alto índice de autorizações, criamos na área interna do hospital o Jardim do Doador. O espaço foi preparado e ganhou infraestrutura e nele são plantados jasmins que simbolizam a vida de cada paciente. Para eles, o jardim tem um valor sentimental e emocional enorme”, destaca o diretor da unidade, Raphael Riodades.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *