sexta, 23 de outubro de 2020

Você sabia que São Gonçalo tem trilhas?

A Trilha da Pedra Santa tem extensão de 160 metros, com nível de dificuldade considerado fácil. Foto: Ascom/SG

Um dos principais pontos turísticos de São Gonçalo, a Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno agora está mais fácil de ser acessada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu a instalação de dez placas de sinalização de trânsito em diferentes bairros do município, indicando o caminho até o local. Além disso, as quatro trilhas e o circuito ciclístico da APA também estão devidamente marcados com materiais informativos.

As placas de trânsito foram colocadas nos seguintes pontos: quatro no Engenho Pequeno (próximo à APA), outras duas no Engenho Pequeno (Rua Mentor Couto), duas em Santa Catarina, uma no Pita e uma na Água Mineral (na entrada para o Engenho Pequeno).

“No ano passado iniciamos o processo de sinalização para chegada à APA. Nosso objetivo é divulgar este ponto turístico para os gonçalenses, tornado o trajeto mais fácil. Em sequência, também passamos a sinalizar as trilhas da APA, valorizando as atividades aqui neste local”, declara o secretário de Meio Ambiente, Rafael Abreu (Fael).

A ação é mais uma etapa do projeto de revitalização da APA do Engenho Pequeno, que já ganhou novo sistema de energia solar e uma reforma da sede, com instalação de vias pavimentadas, calçadas e jardins, brinquedos, construção de um auditório e um novo viveiro, instalação de playground e aparelhos de ginástica, bicicletário, pórtico, estacionamento e plantio de milhares de novas mudas.

“A APA recebe, constantemente, grupos que realizam visita, piqueniques, caminhadas, trilhas, dentre outras atividades. O local também possui um circuito ciclístico, denominado Bike Park, que possui cerca de 3600 metros de extensão”, conta Luciane Marinho, gestora da APA.

A APA do Engenho Pequeno está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno. Seu horário de funcionamento é de 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana acontecem somente com agendamento prévio.

Guia de Trilhas da APA

Trilha do Platô
Extensão: 176 metros
Duração: 10 minutos
Dificuldade: fácil
Atrativos: área de piquenique e Mirante dos Jesuítas

Trilha do Rala Bunda
Extensão: 339 metros
Duração: 20 minutos
Dificuldade: moderada
Atrativos: florestas e formações rochosas

Trilha da Pedra Santa
Extensão: 160 metros
Duração: 10 minutos
Dificuldade: fácil
Atrativos: florestas e formações rochosas

Circuito da Guanabara
Extensão: 2355 metros
Duração: 50 minutos
Dificuldade: moderada
Atrativos: Mirante do Guanabara, florestas, formações rochosas e vista para a Baía de Guanabara

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *