quinta, 29 de outubro de 2020

Secretaria garante início das aulas nesta terça em Niterói

Mais cem professores serão convocados para atuar na rede municipal de ensino (Foto: Divulgação)

Apesar de inúmeras reclamações de pais e responsáveis por alunos da rede municipal de Niterói, que alegam ter recebido contato de escolas informando sobre o adiamento das aulas previstas para começar nesta terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação confirmou que o ano letivo nas escolas municipais está mantido para começar nesta terça.

Segundo a Secretaria e a Fundação Municipal de Niterói foram convocados mais cem professores aprovados no último concurso. Eles se juntarão aos mais de mil convocados em janeiro para suprir as vagas deixadas pelos professores com contrato temporário. A convocação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira. Ainda de acordo com a pasta, desde o dia 8 de janeiro, já foram convocados 1.123 professores. Desse total, 50 solicitaram adiamento de posse e 60 não compareceram. A nova convocação é para suprir esse déficit. O ano letivo começa nesta terça em todas as escolas municipais de Niterói.

“Como a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação estão impedidas de fazer contratações temporárias, essa defasagem de mais de cem professores, que não assumiram seus postos, terá impacto neste início de ano letivo. Estamos trabalhando incessantemente para minimizar o transtorno diante desse expressivo não comparecimento dos concursados. Estamos deslocando os professores que trabalham na estrutura administrativa da secretaria para as salas de aula. Eu mesma e o presidente da Fundação, Bruno Ribeiro, também estaremos nas escolas recebendo nossos alunos”, destacou a secretária Flávia Monteiro.

A secretária de Educação explicou que, mesmo com o reforço, o horário integral ficará comprometido em algumas das unidades municipais.

“O horário parcial é comum no início do ano letivo da educação infantil para a adaptação das crianças. Para evitar que alunos fiquem sem aulas devido ao déficit de professores, devemos estender o esquema de meio período em algumas das escolas que oferecem horário integral”, argumentou.

A secretária ressaltou ainda a importância dos docentes convocados se apresentarem o quanto antes.

“Gostaria de reiterar que, mesmo com esta nova convocação, é imprescindível que os professores já convocados, que ainda não compareceram, se apresentem o mais rápido possível. Estamos com uma estrutura montada para agilizar a admissão desses novos profissionais convocados para normalizar o serviço prestado às crianças o quanto antes”, disse a secretária.

Pelas redes sociais, pais e responsáveis demonstravam preocupação com telefonemas recebidos pela direção de escolas. Foi o caso de Dora Oliveira, que recebeu pela manhã a informação de que houve adiamento na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Noronha Santos, no Fonseca, onde a filha de dois anos está matriculada.

“A própria diretoria ligou para avisar que não terá aula e não forneceram nenhum prazo para a situação se normalizar”, contou.

O mesmo aconteceu com outra mãe de aluno, matriculado na Umei Lizete Fernandes Maciel, no Jacaré, Região Oceânica de Niterói.

“Não tem aula na escola do meu filho, mas não é só na dele. Já fiquei sabendo de várias escolas que não vão ter aula por falta de professor”, disse ela que preferiu não se identificar.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Secretaria garante início das aulas nesta terça em Niterói

  1. Há mais de 1800 aprovados no concurso 2016 para PI, muitos, inclusive eu, seguem aguardando convocação. A validade do concurso foi prorrogada por mais 2 anos. Será que a falta de professores é algo tão difícil de resolver? Não, não é! 500 já foram convocados, porém, já muito em cima do ano letivo começar, é necessário que sejam feitas novas grandes convocações, de maneira organizada e estruturada para suprir toda a carência do Município!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *