segunda, 17 de maio de 2021

Volta às aulas na rede pública com boa adesão em Niterói

Volta aulas
Alunos voltaram nesta terça-feira (27). Foto: Lucas Benevides

A volta às aulas na rede municipal de ensino teve boa adesão de alunos de várias idades em Niterói. O retorno nas unidades foi dividido em duas etapas: com sete escolas retornando, na manhã desta terça-feira (27) e outras sete com início programado para a próximo dia 3 de maio. A Unidade Municipal de Educação Infantil Jacy Pacheco, no Barreto, na Zona Norte, e Unidade Municipal Darcy Vargas, em Charitas, na Zona Sul, foram duas unidades que já retornaram e tiveram boa quantidade de estudantes no primeiro dia de aulas presenciais.

Uma das mães que esteve na Unidade Municipal Darcy Vargas, em Charitas, a dona de casa Adilcelene Oliveira, valorizou o retorno das aulas com os protocolos sendo atendidos como a disponibilização de máscaras, álcool em gel e separação de cadeiras.

“Rapaz, não via a hora dela voltar para as aulas. É bom que ocupa a mente de alguma forma e creio que os protocolos de combate ao coronavírus sejam respeitadoa nas salas. É um recomeço para eles depois de tanto tempo dentro de casa. Dia importante na vida da minha filha”.

Adilcelene Oliveira, de 41 anos, mãe de Roberta Jolie, de 5 anos

Outra mãe que esteve na unidade foi a secretária da Associação de Moradores do Preventório, Regina da Silva, que demonstrou felicidade no retorno do pequeno Raphael Luís, de 5 anos, para as salas de aulas.

“É importante que essas crianças estejam no ambiente escolar e conhecendo outras atividades. Temos que valorizar esse retorno e torcer para que essa pandemia passe logo”.

Regina da Silva, mãe de Raphael Luís, de 5 anos
Volta aulas
Parte das escolas retomou as atividades nesta terça (27). Foto: Lucas Benevides

Nesta terça-feira (27), retornaram as unidades: EM Levi Carneiro (2° ano), em Pendotiba; E.M. Governador Roberto Silveira (1° ano), Morro do Castro; e a E. M. Prof. André Trouche (1° ano), no Barreto; a UMEI Renata Gonçalves Magaldi, no Fonseca (GREIS 4 e 5); UMEI Profª Nina Rita Torres, em Piratininga (GREI 5); UMEI Jacy Pacheco, no Barreto (GREI 5); e UMEI Darcy Ribeiro, em Charitas (GREI 5).

Já no próximo dia 3 de maio, é a vez da E.M. Anísio Teixeira (1° ano), em São Domingos; E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos (1° ano), na Ilha da Conceição; UMEI Vinícius de Moraes (GREI 5), no Sapê; UMEI Rosalda Paim (GREI 5), no Centro, UMEI Eduardo Campos (GREI 5), Maria Paula; e UMEI Regina Leite Garcia (GREI 5), no Fonseca.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, um kit escolar com squeze, sacolas, além de materiais informativos para os alunos no retorno das aulas. Além disso, o Executivo ressaltou que todas as medidas no combate ao coronavírus estão sendo feitas em todas as unidades de saúde, como a distribuição de máscaras e álcool em gel, além de outras ações de prevenção, como a separação das cadeiras e a proibição do contato físico entre os professores e os alunos.

O ensino híbrido não será obrigatório no município, uma vez que o formato remoto continuará sendo oferecido. As aulas presenciais terão duração reduzida, de três horas diárias. No Ensino Fundamental 1, será em revezamento semanal, separado em dois grupos. Já na Educação Infantil, as crianças poderão ir para a escola todos os dias; em caso de unidades com tempo integral, os alunos serão divididos em grupos nos turnos da manhã ou da tarde.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');