quinta, 26 de novembro de 2020

Witzel avalia suspender contas de luz, água, gás e telefone

Equipe econômica do governador Wilson Witzel avaliam medidas para evitar colapso. Foto: Agência Brasil

O governador Wilson Witzel (PSC) avalia suspender as cobranças de água, luz, gás e telefonia ao longo dos próximos dois meses. No entanto, o mandatário ainda não detalhou se haverá subsídio às concessionárias.

No caso da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), que atende São Gonçalo, Witzel assegurou que há caixa para custeio da suspensão. A medida visa evitar interrupção de serviços básicos.

“Esta é uma crise sem precedentes e as medidas que temos adotado são para garantir o melhor aos fluminenses. Mas precisamos estar conscientes de que deve durar ao menos seis meses” afirmou o governador nas redes.

A ideia do custeio vai de encontro a outras propostas aprovadas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), mas que ainda precisam ser sancionadas.

Os deputados propõem que as concessionárias sejam proibidas de interromper o abastecimento de água, luz e gás de inadimplentes durante o período de contingência da pandemia.

No caso de Niterói, a concessionária Águas de Niterói se antecipou às determinações governamentais e suspendeu os cortes temporariamente.

A Enel, que controla a distribuição de energia elétrica de Niterói, São Gonçalo e Maricá, não se posicionou sobre a proposta de Witzel, mas afirmou que “eventuais medidas extraordinárias a serem adotadas no atual cenário estão sendo discutidas entre as empresas e autoridades do setor”.

A concessionária informou, ainda, que está em tratativas junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *