Filmes

O que você assistiu em 2023?

Chegou a hora de fazer a retrospectiva do que valeu a pena

Netflix Brasil

Fim do ano bate à porta e parei para analisar os filmes que vi nesse período. O último (até agora) foi um suspense melodramático da Netflix sobre internet e o fim dos tempos. Com elenco de peso, entre alguns Julia Roberts, Ethan Hawk e Mahershala Ali, o longa não poderia ser ruim, pensei.

Mas o que se vê ao longo de mais de duas horas é uma história bizarra e que parece não fazer sentido. Vi ali uma crítica ao uso excessivo da internet e o mundo conectado em que vivemos. Gosto de filmes que não escancaram ao telespectador tudo que está ali. E essa é uma parte importante.

Venho tendo um certo distanciamento das produções da gigante dos streamings em relação às suas próprias produções. Lembro que quando assinei pela primeira vez fui pego pela quantidade de clássicos e filmes de outras épocas não muito acessíveis. Mas com o crescimento, era natural que disputasse mercado com outras produtoras. Há ótimas exceções, claro, como a franquia ‘O Resgate’, ‘Bird Box’, além das séries de sucesso ‘Round 6’, ‘La Casa de Papel’, entre outras.

É preciso se organizar para  não se perder nos catálogos dos streamings
É preciso se organizar para não se perder nos catálogos dos streamings |  Foto: Divulgação / Cottonbro / Pexels

Essa enxurrada de produções, aliás, é um teste. Desde que tudo virou assinatura, a organização é fundamental. Seja por leitura ou simples sugestões, é preciso anotar o que se vai assistir e em qual plataforma. Caso contrário, vira poeira em meio ao furacão do dia a dia. Essa também é a época dos filmes natalinos. Há alguns anos, era a hora de esperar Macaulay Culkin e suas peripécias sozinho dentro de casa passar na TV.

Estreias

Mas também a época é importante para sabermos as produções que virão no ano seguinte. Tivemos boas surpresas neste segundo semestre em relação às produções nacionais. Detalhe para as biografias, as quais sou fã. ‘Nosso sonho’, ‘Mussum’, ‘Meu nome é Gal’, e mais recentemente ‘Mamonas Assassinas - O filme’ que falei neste espaço.

Leia + Mamonas Assassinas de volta? Entenda

Mostrar um recorte da vida de um personagem e resumir em pouco mais de duas horas de filme, não parece ser tarefa das mais fáceis. Mas serve para apresentar a quem nunca viu ou ouviu falar, e trazer novamente pra quem já conhece. São muitos lançamentos e ativar o alerta para (tentar) não perder nada no próximo ano. Bons filmes!

Cícero Borges - Dá o Play

Cícero Borges é jornalista e chefe de reportagem no Enfoco Site de Notícias. Amante de boa música e da sétima arte, ele fala sobre lançamentos e comenta sobre as principais obras de sucesso nacional e internacional.

< Casal preso transportava cerca de 90 kg de droga em rodovia no Rio Preta Gil curte praia com amigos em dia ensolarado na Bahia <