Colunas

Cidade Sustentável? Sim, temos!

A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de interagirmos com o mundo, preservando o meio ambiente, para não comprometermos os recursos naturais. O conceito de sustentabilidade integra questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais, e com o meio ambiente degradado, reduzimos nosso tempo de vida e comprometemos nosso futuro. Mas ainda há esperança!

Conhecida por suas grandes fazendas, que datam da época colonial, a cidade de Maricá Possui cerca de 143 mil habitantes e possui uma secretaria totalmente voltada para o meio ambiente e que leva para as escolas a prática sustentável. A Secretaria de Cidade Sustentável foi criada em substituição a pasta de Meio Ambiente e inclui três projetos atuantes: Maricá+Verde, Circuito Ecológico e Ciência Itinerante.

O Maricá+Verde, é realizado semanalmente desde 2014 e já distribuiu e plantou na cidade cerca de 20 mil mudas nativas da Mata Atlântica no município. As espécies mais procuradas são ipês, pau ferro, oiti, jenipapo, canafístula, urucum, jequitibá, jacaranda mimoso e aroeira, entre outras. O projeto distribui tendas pelo município com distribuição gratuita de mudas selecionadas.

Para os amantes de trilhas e aventuras, o Circuito Ecológico é a melhor opção. Neste programa os adeptos apreciam a natureza enquanto fazem atividades físicas. O circuito, que acontece há quatro anos, consiste em diversos guias turísticos que levam os visitantes para conhecer as trilhas da cidade de forma divertida e educativa.

Mais de 200 passeios já foram realizados em 16 circuitos ecológicos da cidade como a Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).

O Ciência Itinerante é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e voltado totalmente para as crianças. O projeto leva a prática das ciências nas escolas municipais e aborda temas como o corpo humano, vida no solo, microscopia, entre outros.

Faz parte de algum projeto sustentável? Conhece alguém que faça? Escreva para nós: [email protected]

< Super Luta: Floyd Mayweather Jr vs Conor McGregor Campanha ‘Esquenta Niterói’ entrega 1,5 tonelada de doações <