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Consumidores pesquisam mais na internet antes de comprar

NOVOS TEMPOS

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) chegaram à seguinte conclusão:  antes de comprar em lojas físicas, 47% dos consumidores que têm acesso à internet realizam pesquisas online sobre o produto ou o serviço desejado. O resultado é fruto de uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras.

OFFLINE TAMBÉM

As lojas físicas desempenham também um novo papel nesse cenário. De acordo com a análise, 23% dos consumidores sempre visitam um estabelecimento comercial antes de adquirir um produto pela internet. Já 13% dos entrevistados vão direto às lojas sem fazer qualquer consulta prévia. Outros 40% recorrem à consulta em casos específicos de produtos ou serviços.

ELES QUEREM SABER...

Entre as informações mais buscadas estão os preços (30%)e os detalhes e as características dos produtos ou serviços (12%). Apenas 5% levam em consideração a opinião de outros clientes .

PARA COMPRAR

Os celulares (59%) são os itens eventuais  mais pesquisados  na internet antes da compra em uma loja física. Em segundo lugar,  vêm os eletrodomésticos (54%), eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tablets e computadores (25%). Os livros são citados por 19%, assim como as viagens. Roupas, calçados e acessórios, como bolsas e cintos respondem por 17% das pesquisas.

TURISMO SALVA

A AssenRio (Associação do Entretenimento do Estado do Rio de Janeiro) realizou na última semana de julho um encontro com empresários, produtores e demais profissionais da cultura e do entretenimento para falar sobre o setor, as dificuldades que pelas quais vêm passando e possíveis saídas. Representantes do executivo do governo do estado e do município do Rio participaram dos paineis e um dos pontos levantados foi a importância de se estimular o turismo de negócios e entretenimento. Eles enxergam que fomentar o turismo por esse viés é uma das alternativas para o governo conseguir equilibrar as suas contas.

TURISMO SALVA 2

Alan Sant´Anna, presidente da AssenRio, explica que a cidade do Rio, que recebeu em 2012 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, tem um grande potencial turístico, o que corrobora a escolha do nosso país como sede de grandes eventos mundiais. "Isso contribui para a capacidade do Brasil em realizar eventos internacionais, como o Rio+20 em 2012, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude em 2013, além da tão recente Olimpíadas em 2016", cita Alan, sem esquecer do Rock In Rio, maior festival de rock do mundo.Vale ressaltar que Niterói acaba atraindo turistas também nestas ocasiões.

ROBÔS NAS ELEIÇÕES

A FGV divulgou um estudo recente sobre o uso de robôs na internet e os riscos no próximo pleito ao serem utilizados como ferramenta de manipulação de debates nas redes sociais. Estas contas têm poder de replicar uma opinião artificial ou dar uma dimensão irreal a um assunto ou figura política. Por isso, a análise traz exemplos reais da interferência destas contas que interagem com as pessoas se passando por humanos.

ELES JÁ INTERFIRIRAM

No cenário internacional, eis alguns exemplos recentes: a eleição de Donald Trump em 2016 e o plebiscito de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit. Ah, esses robozinhos já eram atuantes nas eleições de Obama em 2010 segundo o relatório.

AQUI NO BRASIL

Na greve geral de abril deste ano, mais de 20% das interações ocorridas no Twitter entre os usuários a favor da greve foram produzidas por esse tipo de conta. Durante as eleições presidenciais de 2014, os robôs também chegaram a gerar mais de 10% do debate. Outras ações identificadas  no cenário político foram na aprovação da Reforma Trabalhista, no debate sobre o Impeachment e a eleição municipal de São Paulo em 2016.

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