Colunas

Dia dos Pais

DIAS DOS PAIS
Mesmo em tempos de crise, o comércio de Niterói espera um crescimento de 4,5% nas vendas deste ano para o Dia dos Pais. Para Luiz Vieira, vice-presidente da  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), este incremento se deve às ações dos comerciantes locais. "A entidade compreende que o período não contempla a mesma intenção de vendas de outras datas comemorativas, como o Natal, mas está confiante com as promoções e as ofertas programadas pelos lojistas ", afirma Luiz.
GIGANTE DE OITO ANOS
 Em fevereiro de 2009 era lançado o Whatsapp. Em menos de dez anos, os números são de gente grande: 1 bilhão de usuários ativos,  55 bilhões de mensagens enviadas , 4,5 bilhões de fotos e 1 bilhão de vídeos compartilhados. Ah!! Esses números correspondem ao período de...UM DIA!
CINEMA INDEPENDENTE
O Cine Tamoio, festival de cinema de São Gonçalo que acontece em setembro, recebeu quase 250 inscrições na edição deste ano. Em 2016, foram 167. O evento, produzido pelo Coletivo Ponte Cultural, homenageará a atriz Zezé Motta e traz uma categoria nova:filmes indígenas. “Tivemos um aumento de 44% em relação à edição anterior. Foram 239 obras inscritas de 17 estados”, comemora o produtor Marcos Moura. Só o nosso estado responde por 108 produções.
FOOD TRUCK EM SÃO GONÇALO
 O município recebe,  a partir desta sexta-feira(11/08), o Festival Gastronômico de Inverno.  O evento, que conta com dezenas de food trucks, acontecerá até domingo, das 16h às 0h. A expectativa é que o festival , organizado pelo Food Truck Carioca, leve cerca de cinco mil pessoas por dia à Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto.
TSUNAMI DE EMPREENDEDORISMO
Na próxima quarta-feira(16/08),  a partir das 20h , a Onda Empreendedora traz uma novidade em seu encontro no restaurante Ativa. O grupo,  cujo objetivo é promover o empreendedorismo, realizará uma rodada de negócios, onde os participantes serão divididos em cinco mesas,  a fim de facilitar o network. Cada um terá 60 segundos para se apresentar e dizer o que procura. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://goo.gl/qzJodA .
TSUNAMI DE EMPREENDEDORISMO 2
Atualmente, o grupo conta com franquias em Campos e São João da Barra e a previsão é de abertura de mais cinco em breve. Ao todo, já são 1.600 associados. “Acreditamos que uma das saídas para a crise é a cooperação”, destaca Luiz Guilherme Guedes, co-fundador da Onda Empreendedora, explicando a importância das reuniões mensais em tempos de vacas magras.
NÃO É SÓ A CRISE...
Comerciantes da Estrada Francisco da Cruz Nunes não estão tendo que driblar só a crise.  Em virtude das obras da TransOceânica, os clientes estão com dificuldades para ter acesso ao comércio local, levando muitos lojistas a terem prejuízos. Claudia Ysol, dona de um self-service na região, contou que teve dia que recebeu tão poucos clientes que precisou jogar a comida praticamente toda fora.  “Agora estamos no impasse do estacionamento, pois querem diminuir para 6 carros”, desabafa a comerciante, cujo centro comercial,onde fica o restaurante, conta com 13 vagas. Até o fechamento da coluna, não tivemos retorno da Prefeitura.
EMPREENDER COM SOLIDARIEDADE
No Natal do ano passado, um grupo de artesãos se reuniu para realizar uma exposição  como forma de ter mais um meio de divulgação e comercialização de seus produtos. A ideia deu certo e o 'Arte entre Mãos', nome dado ao evento, vai para sua 4ª exposição.  Em cada edição, os empreendedores arrecadam doações para alguma instituição. A última, realizada em julho,  contou com 28 marcas de  artesãos e amealhou cestas básicas e agasalhos para o Cantinho dos Anjos, projeto que cuida de 150 crianças em período integral. "Estamos formando uma rede de pessoas que fazem trabalhos manuais com o desejo de apresentá-los à cidade e também se relacionar com outros expositores”, explica Erika Blaudt, uma das organizadoras. A próxima edição será em novembro.

< O Outro Lado da Moda Previsão do tempo para este fim de semana <